Unknown

Sciências Naturaes


Скачать книгу

ncias Naturaes / Pela Redacção da «Educação Nacional»

      I

      *Matéria.—Corpo.—Os três reinos da natureza: animal, vegetal e mineral*.

      1.—*Matéria* é a substância de que são feitos todos os corpos; ou tudo o que se pode apreciar pelos sentidos—vista, ouvido, cheiro, gosto ou tacto.

      2.—*Corpo* é qualquer porção limitada de matéria, por ex.: um livro, um ôvo, um homem, uma andorinha.

      Todos os corpos teem qualidades, que se chamam *propriedades* e que os distinguem completamente uns dos outros.

      3.—*Os reinos da natureza*, ou grupos de sêres, são 3: animal, vegetal e mineral.

      4.—O *animal* abrange os animais; o *vegetal*, todos os vegetais ou plantas; o *mineral*, os minerais, ou corpos sem vida.

      5.—Chamam-se *animais*, os corpos que nascem, vivem, sentem e se movem por sua vontade, por ex.: os cães, os gatos, os cavalos.

      [Figura: Animais]

      De todos êstes sêres o mais perfeito é o homem.

      6.—Chamam-se *vegetais* os que nascem, vivem e morrem, mas nem sentem, nem se movem por sua vontade, por ex.: a rosa, o castanheiro, a vide.

      [Figura: Vegetais]

      7.—Chamam-se *minerais* os que nem nascem, nem vivem, nem sentem, por ex.: as pedras, as moedas, a terra.

      [Figura: Minerais]

      8.—O homem pertence ao reino *animal*, mas distingue-se de todos os animais por ter raciocínio e *vontade* perfeita, um raciocínio e uma vontade que lhe fazem desejar e conhecer os sêres abstractos, ou que não teem corpo, como Deus, a alma, a bondade, a inteligência, a justiça, a felicidade, a sabedoria, o amor, etc. Por isso o homem é o único animal racional, porque tem raciocínio, e todos os outros animais se chamam irracionais, porque o não teem.

      QUESTIONÁRIO—Que é matéria?—Que é corpo?—Exemplo do que é corpo.—Quantos são os reinos da natureza?—Os seus nomes?—Qual a diferença entre êles?—Que são animais?—Exemplos.—Que é o homem?—Em que difere dos outros animais?

      II

      *Divisão dos corpos em sólidos, líquidos e gasosos*

      1.—Os corpos, quanto à sua constituição e forma, dividem-se em *sólidos*, *líquidos* e *gasosos*, sendo, pois, 3 os estados da matéria: sólido, líquido e gasoso.

      2.—*Sólidos* são os que, geralmente duros, conservam sempre a mesma forma, ou que, para a perderem, teem de sofrer uma fôrça, ou um esfôrço da parte de quem lhes quer separar as partes de que são formados. Por ex.: uma pedra, uma mesa, um livro, uma árvore, um canivete.

      [Figura: Sólido (canivete)]

      3.—*Líquidos* são os que mudam de forma segundo o vaso em que estão e, livres dêsse vaso, caem, rolando as suas partes umas sôbre as outras. Por ex.: a água, o vinho, o azeite.

      4.—*Gasosos* são os que, mudando de forma como os líquidos tendem sempre a subir e a aumentar de volume.

      [Figura: Líquido (água)]

      *Volume* dum corpo é a porção de espaço que êsse corpo ocupa.

      [Figura: Volume (livro)]

      5.—Para se compreender bem a diferença dêstes três estados da matéria, é bom saber que todos os corpos são formados por partículas chamadas moléculas e que estas são formadas por outras ainda mais pequenas, chamadas átomos.

      6.—A fôrça que une as moléculas para formar os corpos chama-se coesão e a que une os átomos para formar as moléculas chama-se afinidade.

      7.—Chamam-se *poros* os pequeninos espaços que há entre as moléculas. É fácil vê-los na pele do corpo humano, com o auxílio de um aparelho chamado lente, onde êles parecem pequenos furos. A lente permite-nos ver os objectos pequenos com um diámetro aparentemente maior que a ôlho nu. Quando estamos quentes, sai dos poros o suor. A fôrça que afasta as moléculas—chama-se fôrça repulsiva do calor.

      [Figura: Lente]

      8.—Dá-se o nome de *fluidos* aos líquidos e aos gases, porque uns e outros teem a propriedade de possuir moléculas muito móveis.

      9.—Há ainda *corpos simples* e *corpos compostos*. Os corpos simples são formados duma só espécie de matéria, como o ouro, a prata, o fósforo, etc.; os compostos são formados por mais que uma espécie de matéria, como a água (que contêm hidrogénio, oxigénio, etc.), o vinho, o sal e outros.

      QUESTIONÁRIO.—Como se dividem os corpos, quanto à forma, ou quais os estados da matéria?—Que são corpos sólidos?—Exemplos.—E líquidos?—Exemplos.—E gasosos?—Que é preciso saber para compreender bem os três estados da matéria?—Qual a fôrça que une as moléculas?—E a que une os átomos?—Que são poros?—Exemplo.—Qual a fôrça contrária à coesão?—Que são fluidos?—Que são corpos simples e corpos compostos?

      III

      *Exposição sumária dalguns efeitos que sôbre os corpos produzem, como agentes naturais, a gravidade, o calórico, a electricidade, o magnetismo, o som e a luz*.

      1.—Chamam-se *agentes naturais* as fôrças que produzem os diversos fenómenos da Natureza.

      2.—Os principais são: a gravidade, o som, o calor, a luz, a electricidade, o magnetismo.

      3.—A *gravidade* é a fôrça que determina a queda dos corpos, porque a terra atrai-os. Assim, a fôrça que faz com que uma pedra, sôlta das mãos, se dirija logo ao chão e, portanto, a fôrça que, em iguais condições, atrai todos os corpos para o solo, com maior ou menor velocidade, é a gravidade.

      [Figura: Gravidade]

      É bom notar que *fôrça* é tudo o que produz, ou tende a produzir o movimento, ou tende a reduzi-lo ou ainda a destrui-lo.

      4.—Os efeitos principais da gravidade são: o pêso dos corpos, a queda das chuvas, etc.

      5.—O *calor* é a fôrça que, aquecendo os corpos, os dilata, isto é, aumenta-lhes o volume, tornando-os, portanto, menos densos. Alêm disso, derrete os metais, faz ferver a água, torna líquidos certos corpos sólidos, e gasosos os corpos líquidos.

      6.—Os efeitos principais do calor são: a elevação de temperatura, os ventos, etc.

      7.—A *electricidade* é a fôrça que, desenvolvida por meio do atrito de certos corpos ou pela fricção dêles, ou ainda pela pressão, pelo calor, etc., produz fenómenos muito variados—a fusão de certos metais, diversas combinações químicas, abalos no corpo humano, luz, etc.

      8.—Os efeitos principais da *electricidade* são: as trovoadas, a luz eléctrica, etc.

      [Figura: Electricidade]

      9.—O *magnetismo* é a fôrça que dá aos imans a propriedade de atrairem o ferro, o aço, o níquel, o cobalto e outros metais. É, pois, iman todo o corpo que atrai êsses metais.

      [Figura: Iman]

      10.—Os efeitos do magnetismo são os mesmos da electricidade.

      [Figura: Magnetismo]

      11.—O *som* é uma sensação particular, despertada no ouvido pela vibração, ou movimento vibratório da matéria—ou é o movimento sonoro, o ruído que vem dos corpos sonoros.

      [Figura: Som]

      12.—Os sons principais são: o bramir da tempestade, a voz, etc.

      13.—A *luz* é o agente que dá o fenómeno da visão, isto é, que nos permite ver.

      [Figura: Luz]

      14.—Os principais efeitos da luz são, alêm da iluminação dos corpos, o arco-íris, as miragens,