importa se esse copo está meio vazio ou meio cheio, pois a gratidão genuína é uma das formas mais poderosas de convidar mais coisas boas para sua vida. “Para aquele que está entre os vivos há esperança; porque um cão vivo é melhor do que um leão morto.” (Eclesiastes 9.4.)
———————————————————-
*Motho ke motho ka batho, *uma pessoa é uma pessoa por pessoas
Já aconteceu de você começar a escrever uma mensagem bem longa, e lá pela metade, você pensa: “Quer saber? Eu não me importo” e acaba por apagá-la? Às vezes é mais fácil fingir que não se importa do que admitir que isso está matando você. Também é irônico como você pode sorrir por fora, mas morrer por dentro ao mesmo tempo. Todo mundo sempre pergunta: “Você está bem?” apenas por perguntar, quando na verdade não estão nem aí ao ouvir você dizer a tradicional mentira: “Estou bem”.
É mais fácil dizer que está bem quando alguém te pergunta por que às vezes não é possível explicar o motivo de você não estar. Às vezes, quando você diz “estou bem”, você na verdade quer que alguém olhe para você e diga “eu sei que não está”. Isso é o que significa verdadeiro amor e cuidado. Contudo, parte do cuidado com nossos amados é respeitar seu livre arbítrio de querer cair e se machucar. Ofereça ajuda, mas deixe que elas vivam suas próprias vidas. Reconheça que você nem sempre poderá estar lá para elas.
Em vez disso, faça o que puder, plante uma semente, e se retire, para deixar que a semente germine, mesmo que isso doa. Pois “Assim então, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.” (1 Coríntios 3.7)
Você consegue encarar uma pessoa, não para concordar, mas para se importar? Não até que você olhe nos olhos dessa criança, vizinho, babá, ou estrangeiro, pois são seres humanos. Não há motivos para você ser detestável a alguém apenas porque você discorda de suas escolhas de vida. Ame-as da forma como são.
Geralmente, uma pessoa somente irá discutir com alguém que realmente ama e se importa. A pouca discussão ocorre quando alguém está menos interessado. Então, pratique diariamente o perdão. Perdoe ao próximo e a si mesmo. Permita-se ser feliz. A prática não nos aperfeiçoa se estivermos fazendo da forma errada. É difícil ser honesto e fazer a coisa certa, mas não desista.
Infelizmente, não é por perdoar alguém que ele não continuará a te afetar ou importunar. Às vezes, fazer o nosso melhor não é suficiente; mas precisamos fazer aquilo que é necessário. “Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados;” (Lucas 6.37)
O tempo gasto consigo mesmo nunca é tão frutífero quanto o tempo gasto compartilhando e cuidando do próximo. Você nunca sabe quando um momento e algumas palavras sinceras terão impacto na vida de alguém. Pois nunca é inútil quando alguém tenta diminuir o fardo de uma pessoa nesse mundo. O que fazemos para nós mesmos morre conosco, mas o que fazemos aos outros geralmente permanece.
Assim, cada pessoa deve fazer aquilo que decidiu no coração, não relutantemente ou por necessidade, pois Deus ama o que dá com alegria. “E Deus é poderoso para fazer que lhes seja acrescentada toda a graça, para que em todas as coisas, em todo o tempo, tendo tudo o que é necessário, vocês transbordem em toda boa obra.”. (2 Coríntios 9.8 NVI)
Em algum lugar alguém precisa exatamente daquilo que você tem a oferecer. Cada oração conta. Cada palavra de Deus conta. Uma oração pode mudar tudo. Não deixe de ter esperança.
Abençoe ao próximo em secreto, sem expectativas. Ninguém precisa saber o que você faz ao próximo. Você foi chamado por Deus para orar por aqueles que você nem mesmo conhece. Mas nem todos ouvem Sua direção. Portanto, a direção é mais importante do que a velocidade. Existem muitas pessoas indo para lugar nenhum muito rapidamente.
Então, nada é tão importante quanto esse dia. Pois você não pode mudar o ontem, e o amanhã ainda está além do seu alcance. Assim, hoje é o dia, essa é a hora, esse é o momento para chegar a alguém e dizer: “Deus te ama muito”. Você pode não estar ciente ou mesmo com vontade de fazer isso, mas a realidade é que alguém precisa ouvir isso. Você nunca sabe o que acontece a uma pessoa dentro de quatro paredes. A coisa mais importante que sabemos de Deus em meio à tribulação é que nós somos amados.
Encoraje alguém hoje. Faça um cumprimento. Lembre que ela é maravilhosa. Não custa nada, mas isso pode significar muito para ela. Seja o tipo de pessoa que, onde quer que vá, agrega valores à vida das pessoas ao redor. Esteja sempre disponível. Deus vai te mostrar o que e como fazer. Se Ele não te dá alguma coisa é porque você não precisa nesse momento. “O Senhor firma os passos de um homem, quando a conduta deste o agrada.” (Salmos 37.23)
Amor, empatia e perdão não têm estação nem data de validade. Você precisa expressar e experimentar tudo isso diariamente. Perdoar alguém é uma boa forma de demonstrar amor; e também se perdoe por alguma ferida sofrida em tempos atrás. O fato de ter cometido alguns erros não significa que você tenha que se sentir humilhado pelo resto de sua vida. Não fique nesse círculo de culpa, julgamento e autocomiseração. Você não é a primeira pessoa a acordar de manhã e dizer “eu estraguei tudo”.
Todos cometemos erros, mas isso não significa necessariamente que sejamos pessoas más. Mas quando você não consegue assumi-los, é outra história. E é aí que as pessoas começam a julgar. Admita seus erros e peça perdão. “Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões.” (Salmos 51.1)
Uma das melhores coisas da vida é ver um sorriso no rosto de alguém e saber que você teve participação nisso. Toda vez que você faz alguém sorrir, cumprimenta alguém, ou simplesmente reconhece sua beleza divina, você está celebrando a Deus.
Assim, seja gentil, mesmo para os estranhos, pois alguns recebem anjos sem sabê-lo. Alguém que você vá encontrar hoje precisa que você esteja pleno de alegria, amor e aceitação incondicional. Um anjo de Deus pode atravessar hoje seu caminho. “A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.” (Efésios 1.2)
Конец ознакомительного фрагмента.
Текст предоставлен ООО «ЛитРес».
Прочитайте эту книгу целиком, купив полную легальную версию на ЛитРес.
Безопасно оплатить книгу можно банковской картой Visa, MasterCard, Maestro, со счета мобильного телефона, с платежного терминала, в салоне МТС или Связной, через PayPal, WebMoney, Яндекс.Деньги, QIWI Кошелек, бонусными картами или другим удобным Вам способом.