Job Mothiba

Preocupações Do Coração


Скачать книгу

de que você tomou uma nova ação. Se não houver ação, você não se decidiu verdadeiramente. “...O povo que conhece ao seu Deus se tornará forte, e fará proezas.” (Daniel 11:32).

      Enquanto isso, eu gostaria de encorajá-lo (a) a curtir a vida ao limitar sua bagagem emocional a uma pequena bagagem de mão. Às vezes você deve apenas deixar que as pessoas façam as coisas que elas fazem mesmo que tentem magoá-lo. Mas você sabe que você já está maduro quando percebe que todas as situações não precisam de uma reação. Há uma grande quantidade de liberdade que chega até você quando você leva tudo para Deus por meio das orações. Assim como Jesus: “Sendo injuriado, não injuriava, padecendo, não ameaçava, mas entregava-se Àquele que julga justamente.” (1 Pedro 2:23).

      Talvez algumas pessoas não tenham se desculpado com você porque elas estejam envergonhadas das ações que cometeram. Perdoe-as do mesmo modo, aceite um perdão que você nunca recebeu porque o perdão desbloqueia a sua fé. Faça isso, você vale a pena. Que as graças de Deus o (a) encontrem, fazendo com que você esteja no lugar certo, no momento certo e dando-lhe um bom sucesso.

      * * *

       “Louvado seja Seu nome glorioso para sempre! Amém.”

       (Gálatas 1:5), (Salmos 72:19).

      * * *

      Three

      Emoções positivas: amor, alegria, paz e felicidade

Chapter Separator Image

      (a). Amor (o amor de Deus)

      O amor é um sentimento, um sentimento profundo que traz muitas emoções. Ele envolve sentimentos de animação, paixão intensa e êxtase. Quando você está apaixonado (a) por alguém, a paixão toca seu corpo, sua alma e seu espírito. Você está presente para cuidar, apoiar e trabalhar junto com a pessoa para resolver os problemas. Você está disposto (a) a ficar do lado dessa pessoa nos momentos bons e ruins. Enquanto existem diferentes tipos de amor, também existe um único amor que possui o mesmo sentimento profundo em nossos corações e mentes.

      Assim, o amor não existe apenas entre os homens e as mulheres ou entre os filhos e os pais, mas também existe entre a família e os amigos, pois o amor tem a sua origem a partir de Deus. É pelo amor em que Deus é conhecido. Quando Ele une duas pessoas, Ele também inclui o amor para que eles possam amar e apoiar uns aos outros no casamento.

      Hoje em dia, muitas pessoas fizeram dessa palavra pura algo sujo; o amor não é sexo e sexo não é amor. Deus, em sua sabedoria infinita, projetou nossos corpos para dar e receber prazer nos limites do casamento. “Porque esta é a vontade de Deus, a saber, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição, que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santidade e honra.” (1 Tessalonicenses 4:3-4).

      Mas o amor de Deus é diferente do amor das pessoas, pois é divino e perfeito. Ele converte a alma. É melhor do que todos os rubis, diamantes e riquezas incontáveis. Conhecê-lo é amá-lo, obedecê-lo e seguir aos seus mandamentos. Entretanto, a obediência não é uma evidência de que você ama Deus. O amor é a capacitação para obedecê-Lo. Se você O ama, é fácil guardar os Seus mandamentos, pois não há nada que você possa fazer para que o seu “Pai Divino” ame-o (a) menos ou mais exceto ao seguir aos Seus estatutos. Assim como Ele disse em Suas palavras: “Se me amardes, guardareis os meus mandamentos.” (João 14:15).

      Pode ser muito fácil esquecer-se do amor que Deus tem por você já que vivemos em um mundo escuro e imperfeito. Mas hoje tenha certeza de que Ele ama você. Os erros que você cometeu ontem não ditam o amor que Deus tem por você hoje, porque Deus nos enxerga da maneira da qual podemos ser e nos ama do jeito que nós somos. Do mesmo modo, não olhe para as pessoas com olhos de julgamento; olhe para elas com olhos de misericórdia porque você não sabe pelo o que elas passaram. “Sede misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.” (Lucas 6:36).

      Infelizmente, as pessoas que deveriam nos amar nem sempre são capazes de nos dar o tipo de amor que precisamos. Não importa se eles sejam amigos, mães, pais, avós, namorados (as), irmãos, família e não importa quão boas suas intenções possam ser, às vezes eles ainda nos deixam nos sentindo vazios, invalidados, indiferentes e sozinhos. E nos dias em que a dor torna-se algo insuportável, nosso trabalho apenas é reconhecer que essas pessoas cujo amor nós desesperadamente desejamos nunca serão capazes de satisfazer as nossas necessidades. Não pelo fato de elas não se importarem, mas pelo fato de que elas não podem mudar quem elas são. Elas são seres humanos, apenas Deus pode satisfazer todas as nossas necessidades, porque o Seu amor é infalível. Ele nunca muda. É um amor maior do que qualquer um no mundo. “nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.” (Romanos 8:39).

      Não importa quem você seja, se você permitir com que Deus molde sua vida, você poderá ser utilizado por Ele para ótimas coisas. Há momentos em que Deus irá usá-lo (a) na vida de outra pessoa; mesmo que possa não ser algo tão bom ou confortável, eles também precisam enxergar Jesus por meio de você. Aqueles que caminham no novo tipo de amor de Deus nunca machucam a ninguém, então, nunca tire vantagem de alguém. Apenas caminhe e viva no amor de Deus, porque nem sempre as pessoas precisam de um conselho. Às vezes tudo o que elas precisam é de uma mão para segurar, um ouvido para escutar e um coração para compreender. “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, inabaláveis, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é em vão no Senhor.” (1 Coríntios 15:58).

      Este é um momento para amar e apreciar aqueles ao seu redor - aqueles que estão próximos e distantes - para priorizar e recomeçar. Comece a amar a si próprio (a) por tudo aquilo que você já se tornou. Pare de odiar a si próprio (a) por tudo aquilo que você não representa, pois cada parte sua foi carinhosamente planejada. Cada detalhe foi criado magistralmente. Você é incondicionalmente amado (a) pelo Senhor. Ele mesmo disse em Suas palavras: “…Pois que com amor eterno te amei, também com benignidade te atraí.” (Jeremias 31:3). Então, deixe que a afeição de seu Pai dê a você segurança e coragem para enfrentar o futuro. Não tenha medo.

      A vida não fez nada a você que Deus não conseguisse resolver, porque com Deus todo erro é corrigível e todo pecado pode ser perdoado, basta você apenas deixar em Suas mãos. Por isso, você não consegue compreender quanto Deus ama você até que você faça algum estrago e veja como Ele reage. Quando você rezou e fez tudo o que pôde, deixe tudo com Deus. É a hora de deixar Deus fazer aquilo que você não consegue, porque Deus utiliza tudo e nada é desperdiçado. Deus pode usar aquilo que você viveu ontem para ajudar alguém hoje. Deus permitirá que as adversidades que você suportou falem com as outras pessoas que estão seguindo o mesmo caminho. Então, não sinta vergonha do seu passado. Suas cicatrizes são a prova de que Deus cura. Sua história não acabou, Deus não terminou de ajudá-lo (a) ainda. “Ele que começou em vocês esse bom trabalho, vai continuá-lo até que seja concluído.” (Filipenses 1:6).

Image

      (b). Amor humano (romântico)

      Você já percebeu que quando você discute com alguém, você conta a todos sem medo nenhum? Mas se você realmente ama alguém, você tem medo de contar para esse alguém com medo de ser rejeitado (a). Logo, nada machuca mais do que ser rejeitado (a), ignorado (a), substituído (a), esquecido (a) ou enganado (a). É realmente assustador. Estou falando sobre o sentimento de agitação que você tem quando fala com alguém que realmente gosta, pessoalmente ou pelo