e levar a cabo cada pequena decisão, activa uma serie de dinâmicas que empurram para o sucesso.
Exercício: de que forma podem aproximar-se ao vosso objectivo?
1 Pensem no vosso objectivo;
2 Que pequena decisão podem tomar hoje?
Poderia ser fazendo um telefonema, uma pesquisa na internet. Qualquer “pequena” coisa.
Exercita-te tomando pequenas decisões. São elas que plasmam o nosso destino.
Anthony Robbins
1.04: A CAPACIDADE DE RESOLVER OS PROBLEMAS
§ Os obstáculos por superar
Muitas vezes nos encontra em situações que requerem (ou requereriam) uma decisão.
Mas tal decisão tarda chegar e o faz substancialmente por quatro motivos diferentes:
- Obstáculo cognitivo: percebida quando não todos os elementos, que têm um papel na situação criada, dão se conta que ela é para resolver logo e o fazem porque não a consideram tão “grande” e continuam indo e vivendo.
- Obstáculo “político”: é assim chamado e é o obstáculo que pode colocar-nos diante de quem tem interesse em não deixar-nos sair da tal situação (alguém que quer desmontar-nos profissionalmente’ invejoso? Um parente?).
- Obstáculo motivacional: ele comparece porque pode vir a faltar a força e a confiança em si mesmo ou em outros elementos do sistema/situação por resolver. A decisão é importante, mas continua-se a adiar por falta de coragem.
- Obstáculo ligado aos recursos: quando se intui o problema e a sua solução, mas não se tem os recursos económicos necessários pô-la em execução.
O duro trabalho paga no futuro. A preguiça paga logo.
Steven wright
A vida é feita de prioridades, diz-se. Estabelecendo as prioridades e trabalhando na base a elas muitas vezes todo o castelo desmorona-se depois dalguns golpes.
A vida é uma pergunta, as escolhas são a resposta.
§ A partir dos obstáculos até as soluções
1 Parem de queixar-se (aquela choradeira típica italiana!). Aceitem que a vossa capacidade de obter resultados é igual à vossa capacidade de resolver problemas.
2 Analisem atentamente o problema. Isto é preciso seja como for fazê-lo.
Se Scipione não o tivesse feito não poderia pensar de atacar ao invés de defender-se.
Mas não parem aqui, efectivamente, este primeiro passo, de todas as formas importante, tem um bug: paralisa as soluções à vossa capacidade de raciocínio (que muitas vezes encontra-se no mesmo nível do problema).
Comecem a questionar-se: preocupo-me por um acto real ou tenho apenas medo de algo que poderá acontecer?
Devem partir daqui para pôr clareza: os factos reais são algo de mensurável que têm uma colocação no espaço e no tempo e que todos podem perceber. Um medo pelo contrário é um algo que somente vocês percebem como grave, mas trata-se de uma opinião, talvez outros pensam como vocês, mas não é por esta vossa opinião colectiva que um facto é real; típica é a preocupação sobre o que poderia acontecer no futuro. Os receios mandam uma mensagem importante que faz aumentar o nível de atenção. Os receios são um sinal, nem todos os receios são negativos.
Os receios dão a alerta.
Os receios são a falta da clareza.
O receio mais grande é o receio do desconhecido (isto é de algo que não conhecemos ou não conhecemos suficientemente bem).
Os receios são a falta de estratégia.
Não fazer é o medo de falhar, a acção gera o sucesso!
Ítalo Pentimalli
§ Como encarar os receios
O primeiro passo é portanto a clareza do mesmo receio.
1 Identificar o medo: de uma situação? De uma possível consequência? O que poderia acontecer se…?
2 Desenvolver uma estratégia: para toda possível consequência. Se tiverem uma estratégia sabem o caminho a percorrer. Se sabem o caminho por percorrer não estão no desconhecido, se não estão no campo do desconhecido desaparece o medo.
Se assaltas um banco tens 20 anos. Se estás aprisionado nos teus medos tens a vida.
Richard Bandler
Se aperceberem-se pelo contrario que estão preocupando-se por algo real então questionem-se: o que posso fazer para activar uma solução?
Конец ознакомительного фрагмента.
Текст предоставлен ООО «ЛитРес».
Прочитайте эту книгу целиком, купив полную легальную версию на ЛитРес.
Безопасно оплатить книгу можно банковской картой Visa, MasterCard, Maestro, со счета мобильного телефона, с платежного терминала, в салоне МТС или Связной, через PayPal, WebMoney, Яндекс.Деньги, QIWI Кошелек, бонусными картами или другим удобным Вам способом.