Скачать книгу

─ ideia de diminuir o consumismo. Em outras palavras, o vegano é um amante dos animais que se rebela contra a cultura do consumo e traça seu próprio caminho pelo mundo. Em outras palavras, o vegano é um vegetariano radical.

      Teste de conhecimento! Quem (veganos ou vegetariano) não pode ter um casaco de pele? Resposta: Veganos! Os veganos tendem a ser muito mais rigorosos em relação às suas escolhas. E agora você sabe… Ambas dietas, nutricionalmente falando, são frequentemente baixas em gordura saturada e em colesterol ao serem elevadas em minerais, vitaminas, e fibras. Ambas dietas requerem um planeamento cuidadoso das refeições ou suplementos para evitar deficiências potenciais.

      Tipos De Dieta Vegetariana

      Assim, o aspirante a vegano opta por evitar produtos à base de animais, mas essa é a grande maioria dos alimentos no mercado. E agora? Dependendo do orçamento da pessoa e das circunstâncias de vida, um subtipo de veganismo pode ser mais adequado do que o outro. Todos eles normalmente proibirão carne, laticínios e ovos, mas alguns têm um conjunto de regras não rígida que os faz parecer mais como uma dieta vegetariana.

       Alimentos crus

      O processamento térmico de alimentos torna-os adequados para consumo humano, mas também destrói nutrientes valiosos; pelo menos é isso que a dieta vegana de alimentos crus alega.

      Cozinhando alimentos vegetais a 48° C ou menos e comendo apenas frutas cruas, legumes, sementes e frutas secas, os adeptos do Crudivorismo evitam produtos animais e se mantêm saudáveis.

       Alimentos integrais

      Assim como no crudivorismo, os adeptos da alimentação integral consomem frutas, vegetais, sementes, e nozes mas são menos restritivos quanto a que produtos industrializados podem ser consumidos. Por exemplo, a dieta crua requererá exclusivamente produtos frescos, mas a dieta integral permitirá a alimentação com produtos embalados com menos de cinco ingredientes. Mantenha-se afastado do açúcar adicionado e cuidado com os aditivos.

       80-10-10

      Em vez de permitir todas as frutas secas e sementes, o 80-10-10 limita a ingestão de gordura e determina a quantidade de folhas verdes mais frutas cruas. Este tipo de dieta vegana é mais comumente chamado de "frutívoro". O nome vem da ideia que 80% das calorias devem ser carboidratos, 10% proteína, e 10% gorduras. A teoria é que os seres humanos não são omnívoros, mas subsistimos por milhões de anos com folhas verdes e frutas, o que fez com que a nossa digestão se adaptasse a esses alimentos.

       Cru até as 4

      Um derivado da dieta 80-10-10, "cru até 4" permite uma refeição cozida para o jantar. Esta dieta é principalmente uma solução transicional para aqueles que tentaram mudar para uma dieta crua ou 80-10-10 e falharam repetidamente. Há algum mérito à ideia de cronometrar refeições, mas a pesquisa é inconclusiva e sugere uma combinação de jejum e refeições grandes.

       A Dieta do Amido

      Outra dieta elevada em carboidratos como 80-10-10, a dieta do amido focaliza em alimentos tais como batatas, leguminosas, milho, e arroz em vez de frutas. Também conhecido como Programa McDougall, esta dieta também permite tofu, levedura, caldo de aves, substituto de ovos e substitutos. O objetivo da dieta do amido é tornar a noção de dieta palatável através de amidos altamente apetecíveis.

       DICA: Sempre leia a etiqueta e a embalagem do produto. Procure produtos que tenham o logotipo "Aprovado SVB Vegano". Se o produto for simplesmente rotulado "vegano" ou "não contém ingredientes animais", não o tome como garantia, leia a lista completa de ingredientes e descubra por si mesmo.

       A dieta do THRIVE

      O atleta profissional Brendan Brazier formulou a dieta THRIVE. Seu livro do mesmo nome sugere alimentos tais como vinagre de cidra de maçã, arroz integral, feijão, frutas, arroz, e outros alimentos veganos. Além disso, a dieta é mais reminiscente da dieta crua e requer alimentos minimamente processados (cozidos).

       Comida Rápida

      Quando tudo mais falhar, é hora da dieta de comida rápida vegana. A ideia é comer alimentos falsos livres de produtos animais, como carnes falsas, queijos e assim por diante. Apesar do que pode parecer, ainda há algum valor na dieta da comida rápida; ajuda os viciados em comida rápida comum a começar a deixá-la.

      FUNDAMENTOS DE UMA DIETA VEGANA SAUDÁVEL

      Antes mesmo de começarmos aqui, gostaria de salientar que este não é um guia completo sobre dieta e nutrição. Há muito material para caber em um livro como este. No entanto, o que vamos fazer aqui é dar-lhe os fatores mais críticos que realmente afetarão a sua saúde, começando com a coisa mais significativa para concentrar-nos e trabalhar o nosso caminho progressivamente, por isso preste especial atenção no início.

      Gostaria também de salientar que nada disso é simplesmente a minha opinião. Não abri o notebook e decidi escrever meus pensamentos. O que está aqui é fato, sólido, comprovado através de vários estudos e análises. Pessoas muito mais inteligentes do que eu analisaram esses estudos e compilaram os cinco fatores que afetam mais o resultado do que outros, aqueles que compartilharei… agora.

      Equilíbrio calórico. A coisa a mais importante em que você absolutamente necessita focalizar é em basicamente quantas calorias estão entrando em seu corpo, pela comida e bebida, versus quanta energia (medida em calorias) está saindo regularmente.

      Composição dos alimentos. Ou seja, de que seus alimentos são feitos e de onde suas gorduras, carboidratos e proteínas vêm.

      Quantidades de macro nutrientes. Uma palavra grande que significa apenas quanta gordura, carboidratos e proteína você consome diariamente.

      Tempo dos nutrientes. Quando você faz suas refeições e (obviamente) como você as espaça durante o dia.

      Suplementos. Observe que isso está aqui, no número cinco, apesar de toda a agitação que há em torno deles. Eles são importantes, mas aqui está a definição básica: todos esses pós, comprimidos, extratos, etc., você pode tomar para melhorar a sua dieta.

      E é isso! Mesmo. Viu como isso é relativamente simples? Quando você encara, não é tão desafiador quanto alguns opositores dizem. Deve ser bastante óbvio, mas todos os fatores mencionados afetam uns aos outros. Alterar qualquer um deles ou vários deles pode mudar muitas coisas. O exemplo fácil é que se você comer menos, você perde peso. Se você estiver com sobrepeso, isso significa muitos benefícios para a saúde.

      Veja, quero destacar algo aqui: por mais que gostaríamos de ter uma pílula mágica que pudesse resolver todos os nossos problemas, ela não existe. O veganismo e comer direito podem ser a resposta certa e algo que torna a sua vida melhor, mas são isso se faz aos poucos. Não é só comer algumas leguminosas, e no dia seguinte tudo fica 100% melhor. Se você escolher adotar uma dieta vegana, quero que esteja inteiramente ciente que, como com tudo na vida, tomará algum tempo. Concentre-se nas coisas mais importantes primeiro, como o equilíbrio de calorias, e quando as coisas começarem a fazer sentido e estiver confortável, siga com as outras.

      Benefícios de uma Dieta Vegana

      Os produtos animais trazem consigo uma gama completa de riscos para a saúde, todos evitados com uma dieta vegana, que apresenta os seguintes benefícios:

      ● redução do risco de câncer

      ● função renal melhorada

      ● redução do risco da doença de Alzheimer

      ● redução dos sintomas de artrite

      ● perda de peso

      Lembre-se de que muitos estudos que mostram esses benefícios geralmente têm