s De Pandemia
Juan Moisés de la Serna
Paul Valent
Editorial Tektime
2021
“Estresse e Trauma em Tempos de Pandemia”
Escrito por Juan Moisés de la Serna & Paul Valent
1a edição: fevereiro de 2021
© Juan Moisés de la Serna, 2021
© Tektime Editions, 2021
Todos os direitos reservados
Distribuído por Tektime
https://www.traduzionelibri.it
Não é permitida a reprodução total ou parcial deste livro, nem a sua incorporação num sistema de informática, nem a sua transmissão sob qualquer forma ou por qualquer meio, seja por via eletrônica, mecânica, fotocópia, gravação ou outros meios, sem autorização prévia e por escrito do editor. A violação dos referidos direitos pode constituir um crime contra a propriedade intelectual (Art. 270 e os seguintes do Código Penal).
Contate o CEDRO (Spanish Center for Reprographic Rights), se necessitar fotocopiar ou escanear qualquer fragmento deste trabalho. Você pode entrar em contato com o CEDRO através da web www.conlicencia.com ou pelo telefone: 91-702-19-70 /93 272 04 47.
Sobre os autores:
Paul Valent
Paul Valent nasceu em Bratislava, Eslováquia, em 1938. Ele e seus pais sobreviveram ao Holocausto na Hungria. Em 1949, a família emigrou para a Austrália.
Valent se formou em Medicina em 1962 e, em 1967, concluiu seus estudos em Psiquiatria em Londres. De volta à Austrália, a partir de 1970 trabalhou no setor de emergência de grandes hospitais e, até 2002, na prática privada.
Valent se interessou especialmente pela medicina psicossomática e do estresse e trauma. Fundou a Australasian Society for Traumatic Stress Studies e o grupo Holocausto Child Survivors em Melbourne, dos quais também chegou a ser presidente.
Valent escreveu vários livros, artigos e capítulos relativos a psicoterapia e trauma (www.paulvalent.com). Seu último trabalho foi Mental Health in the Times of the Pandemic, um precursor deste livro.
Juan Moisés de la Serna
Juan Moisés de la Serna é doutor em Psicologia e mestre em Neurociência e Biologia Comportamental. É professor universitário adjunto online.
Atualmente, desenvolve a pesquisa “Fatores Potenciais Que Influenciam a COVID-19 e Complicações Psicológicas e Neurológicas em Curto e Longo Prazo Após a Infecção Por SARS-Cov-2 em Seres Humanos”.
Em 2020 foi o autor espanhol mais lido no site researchgate.net.
Escritor espanhol de Ciência Popular, De la Serna publicou mais de trinta livros sobre tópicos de Psicologia e Neurociência, incluindo AD; PD; ASD; ADHD; EQ; MSD; HiQ.
Em 2020, ele escreveu Aspectos Psicológicos em Tempo de Pandemia e Uma Perspectiva Psicológica do Pessoal de Saúde em Tempos de Pandemia.
Prólogo
Frequentemente, as pessoas dizem que a pandemia de COVID-19 não tem precedentes. No entanto, de modo geral, ela tem semelhanças com outras pandemias, com outras doenças e com outros estresses e traumas. De fato, cada situação de estresse e trauma ajuda a esclarecer todos os outros.
Estamos no limiar de criar uma ciência do estresse e trauma. Neste livro indicamos como a atual pandemia se entrelaça com essa ciência, beneficiando-a e contribuindo com ela. Em outras palavras, embora nesta pandemia cada pessoa e cada comunidade sinta que seus sofrimentos sejam únicos, de fato, eles se mesclam com outras áreas de sofrimento que podem beneficiar o nosso conhecimento coletivo.
Neste livro, dois cientistas de diferentes partes do mundo se uniram para conjugar seus conhecimentos sobre estresse e trauma e, agregando suas observações atuais, aplicá-los na compreensão da pandemia.
Uma vez que todas as situações traumáticas se sobrepõem, as lições da pandemia, reciprocamente, irão beneficiar outras situações de estresse e trauma. Portanto, o conteúdo deste volume é relevante para todas as situações traumáticas.
O livro está dividido da seguinte maneira. O Capítulo 1 considera situações traumáticas anteriores, enquanto o Capítulo 2 as compara com a pandemia. O Capítulo 3 introduz a terminologia do estresse e trauma e aplica-a à pandemia. Os capítulos 4, 5 e 6 exploram a gama de processos de estresse e trauma e seus efeitos, do nível celular ao internacional. O Capítulo 7 explora a dialética entre morte e resiliência, enquanto o Capítulo 8 faz um resumo dos capítulos precedentes. Por último, o Capítulo 9 aplica a compreensão do estresse e do trauma à melhoria e tratamento das consequências da COVID-19.
Dedicado a todas as vítimas da pandemia da COVID-19.
Índice
Capítulo I. Diferentes situações de estresse e trauma - desastres, guerras, Holocausto, etc.
Capítulo II. A atual Crise de Saúde Global: a pandemia é uma situação de estresse e trauma global?
Capítulo III. A Linguagem do Estresse e Trauma; Sua Aplicação à Pandemia.
Capítulo IV. Começando a Entender as Consequências da Pandemia
Capítulo V. Processos Para Entender as Consequências da Pandemia.
Capítulo VI. Consequências Pandêmicas: Das Células à Política Internacional
Capítulo VII. Morte e Resiliência.
Capítulo VIII. Compreensão Geral do Estresse e Trauma na Pandêmia. Resumo.
Capítulo IX. Cura e Tratamento das Consequências da COVID-19
Capítulo I. Diferentes situações de estresse e trauma - desastres, guerras, Holocausto, etc.
Paul Valent
A pandemia da COVID-19 veio à tona no início de 2020. Inicialmente pensamos: outro vírus do tipo corona, nada pior que outros resfriados e gripes, então esperámos e negamos. Até que nos engoliu, e agora estamos contando o número de infectados e mortos.
Nós não estávamos familiarizados com pandemias. O que é que as pessoas pensavam sobre isso? A pandemia era um desastre natural? Ou era uma doença como outras, onde alguns morrem, outros escapam ou ficam em luto? Era a invasão de um inimigo invisível? Ou a pandemia seria uma praga bíblica, juntamente com os frequentes incêndios, tempestades e enchentes, punindo um mundo ganancioso?
Era natural tentar conceituar este perigo desconhecido de acordo com o que já sabíamos. Também era natural preencher a falta de dados científicos com pensamentos mágicos.
Neste capítulo, analisaremos outras circunstâncias com ameaças generalizadas à vida e veremos como suas características se sobrepõem e elucidam a crise atual.
Mortes No Trânsito
Cerca de 40.000 pessoas morrem anualmente em acidentes de trânsito nos EUA e 1,25 milhões em todo