nomeadas no Natal para um homónimo filme pela televisão muito apreciado! Se pois acrescentamos que a canção foi gravada por Gene Autrym cantor famosíssimo do tempo, pois bem...
FOTO 6. Eis aqui já na idade madura o Johnny Marks numa foto quase íntima dos anos ’70.
Director da ASCAP (Sociedade de Autores, compositores e editores) a partir de 1959 até 1961 e fundador da outrassim famosa ST.NICHOLAS MUSIC em 1949, escreveu muitas canções que vos convido a ouvir. Cito aqui apenas algumas:
THE NIGHT BEFORE CHRISTMAS (1952) interpretada pois pelo mágico dueto Gene Autry-Rosemarie Clooney, outra estrela da época.
RUN, RUDOLPH, RUN (1958) e interpretada pelo ícone do rock CHUCK BERRY (e quem seria, se não ele?)
I HEARD THE BELL ON CHRISTMAS DAY (1956) Uma obra adaptada na guerra civil e que teve vozes importantes como Harry Belafonte, Bing Crosby, Elvis Presley, Frank Sinatra… e muitos outros. Em suma muita boa música que valeria a pena ouvi-la e recordar...
Para a crónica: Johnny Marks foi condecorado pela International Society of Santa Claus com o prémio CHRISTMAS SPIRIT juntamente com um outro compositor excepcional: Irving Berlin, pai de WHITE CHRISTMAS e outras boas canções das quais falaremos num dos próximos capítulos. O trecho foi gravado em Julho de 1958 num dos estúdios da Decca com o produtor de Nashville Owen Bradley. Era um dos verões mais sufocantes dos últimos anos a cantora e a orquestra não conseguiam concentrar-se. Owen então, além da instalação do ar condicionado ao máximo, fez disparar bolas de neve artificial para refrescar o ar e apetrechou uma grande árvore de Natal, com muitas bolinhas e luzes coloridos, nos estúdios de gravação com o objectivo de… fazer entrar na parte a cantora e todo o staff. Parece que o expediente funcionou perfeitamente e que todos divertiram-se o quanto basta, até ao ponto de que bastaram apenas duas gravações para concluir o single. Em 2014 a NPR, entrevistando a já anciã Brenda Lee, lhe perguntou em tom de brincadeira que para qual direcção gostasse “tocar rock” em volta da árvore de Natal. A resposta da cantora foi imediata: “Sul. Seguindo o curso do sol.” Ainda que de origem hebraica como o seu ilustre colega Irving Berlin, Johnny Marks atingiu a notoriedade como compositor de trechos de Natal. Numa das numerosas entrevistas à pergunta se estivesse contente do seu sucesso ele confessou abertamente: “Pois, não estou muito feliz de ser recordado apenas por algumas cançõezitas da Véspera de Natal!”
Конец ознакомительного фрагмента.
Текст предоставлен ООО «ЛитРес».
Прочитайте эту книгу целиком, купив полную легальную версию на ЛитРес.
Безопасно оплатить книгу можно банковской картой Visa, MasterCard, Maestro, со счета мобильного телефона, с платежного терминала, в салоне МТС или Связной, через PayPal, WebMoney, Яндекс.Деньги, QIWI Кошелек, бонусными картами или другим удобным Вам способом.