Андрей Тихомиров

Paradoxos históricos. Coleção de artigos científicos


Скачать книгу

justos e pecadores, ressuscitarão e se alegrarão, encontrando novamente seus entes queridos perdidos. Em seguida, haverá uma reunião do Sadvastaran, onde seus pensamentos bons e maus, palavras e ações serão mostrados a todos. E os pecadores ali parecerão uma ovelha branca entre os negros…"(em russo, como um corvo branco). E Jesus Cristo é o Cordeiro de Deus, e o cordeiro é o Cordeiro, o primogênito do rebanho, que foi usado como animal de sacrifício.

      Arianos, daí o nome «Irã „de“ arianos», aries do latim – carneiro, овes, o animal totêmico dos antigos indo-europeus. Arkaim é representado por uma roda gigante com um diâmetro de 180 metros, com dois círculos de paredes poderosas: externa e interna.

      Especialmente impressionante é a parede externa de cinco metros de espessura, dobrada do solo e com uma galeria interna. Do lado de fora, um fosso profundo foi escavado ao redor da parede. O fosso interior é coberto por um piso de madeira, possivelmente representando um esgoto de chuva. Das muralhas em direção à praça central havia habitações. Essas casas eram bastante grandes: até 20 metros de comprimento e mais de 6 metros de largura, onde, de acordo com especialistas, até 50 pessoas poderiam ser acomodadas. Em cada casa havia focos, poços, poços para armazenar alimentos, quartos para famílias individuais. O chão estava coberto com uma camada sólida de argamassa de cal. No total, o assentamento acomodava até duas mil e quinhentas pessoas. Os habitantes tinham muito gado, especialmente cavalos-delgados, de pernas finas, rápidos, atrelados a carros de combate, esses «tanques» mais antigos das estepes eurasianas. Um alto grau de perfeição atingiu a produção de produtos de Bronze. Acredita-se que eles se dispersaram daqui para lugares muito distantes. A maioria dos estudiosos acredita que estes são os antigos arianos, indo-arianos, isto é, os povos do grupo de línguas iranianas.

      Magos ou magos eram chamados de sacerdotes persas (zoroastrianos). «Quando Jesus nasceu em Belém, nos dias do rei Herodes, vieram magos do oriente a Jerusalém», diz O Evangelho de Mateus. Do oriente – da Pártia (Irã), onde a principal religião na época era o zoroastrismo. Eles realizaram uma missão sagrada, buscando expandir a influência de sua religião entre os judeus para combater Roma.

      Acredita-se que, ao oferecer ouro, incenso e mirra ao recém-nascido Jesus, os magos o honraram como rei, sumo sacerdote e sacrifício. Mas os mesmos dons simbolizam as três castas dominantes da sociedade zoroastriana e as três espécies de hvarna (em sânscrito» Varna "– literalmente – «qualidade»,» Cor», As quatro classes principais na Índia antiga, a posição dominante na sociedade era ocupada pelos brahmanas, Kshatriyas e vaishyas, os sudras eram uma casta de pessoas incompletas e dependentes). Também no zoroastrismo destacava hvarna do sacerdote, hvarna do governante e hvarna do guerreiro. O símbolo do carisma real é o ouro, o sacerdote-o incenso, o militar-a Esmirna, pois os guerreiros se sacrificam em nome da paz.

      Naquela época, vários ensinamentos religiosos dualistas estavam circulando na Pártia (Irã), vendo o mundo como uma luta entre o bom princípio, liderado pelo Deus Орazd e seus espíritos, e o princípio do mal, liderado pelo Deus Ahriman e seus demônios (devas). Estas doutrinas, ligadas ao nome de Zaratustra, ainda não receberam uma forma definitiva. Mais tarde, eles receberam uma forma dogmática nos livros sagrados reconhecidos «Avesta» e desta forma ficaram conhecidos sob o nome de zoroastrismo. A religião do mitraísmo (o Deus Mitra) está associada ao Irã, que nos primeiros séculos da existência do cristianismo foi um sério concorrente para ele. Os mitos, a imagem do próprio Mitra, o Culto do mitraísmo, em muitos aspectos, coincide com a mitologia, o Culto do cristianismo. Basta dizer que em 25 de dezembro, o nascimento do Deus Mitra foi amplamente celebrado no Império Romano.

      Originalmente, o nascimento de Cristo era celebrado em 6 de Janeiro, juntamente com o batismo e a Epifania, somente no século IV, quando o cristianismo se tornou a religião dominante em Roma, foi adiado para 25 de dezembro para suplantar o culto de Mitra. O topo da sociedade parthiana era caracterizado pelo sincretismo, expresso na fusão dos deuses locais e helênicos. Em geral, a Dinastia Parthian Arshakid (247 AC – 224 DC) foi caracterizada por uma ampla tolerância religiosa, em contraste com a Dinastia Sassânida posterior, que eram defensores fervorosos do zoroastrismo puro. No século I D. C. na Pártia, a reforma do Zoroastrismo é realizada, textos antigos são coletados, uma das edições mais antigas do Avesta é criada. Em seu auge, o Reino Parthian se estendia da Babilônia através do Irã até o Vale do Indo. O Reino parta deixou de existir por volta de 224, quando o estado Sassânida surgiu.

      Portanto, ovelhas, carneiros são nossos animais mais próximos, ajudando o homem em todos os momentos.

      2. 1945 crônica

      Janeiro de 1945

      Em 6 de Janeiro, o Comandante Supremo da URSS, Stalin, recebe uma carta do primeiro-ministro britânico Churchill pedindo para acelerar o início da ofensiva soviética, já que os aliados (as tropas anglo-americanas enfrentaram a ameaça do segundo Dunquerque, ou cerco, como em 1940) caíram em uma situação difícil nas Ardenas. Portanto, apesar do mau tempo, em 12 de Janeiro, em vez do planejado 20 de Janeiro, uma grande ofensiva de inverno das tropas soviéticas na Prússia Oriental, Polônia Ocidental e Silésia, chamada operação ofensiva de Vístula-oder do Exército Vermelho, começa. Já em janeiro 17 como resultado da operação de Varsóvia-Poznan, as tropas da Frente Bielorrussa 1 em conjunto com o Exército 1 do Exército Polonês libertaram Varsóvia, e em janeiro 18 as tropas soviéticas entraram na Silésia no território da Alemanha. Em janeiro 19, as tropas da 2ª Frente Bielorrussa entraram no território da Prússia Oriental, e as tropas da 1ª Frente Bielorrussa libertaram a cidade de Lodz, na Polônia.

      Em 20 de Janeiro, um acordo de armistício foi assinado em Moscou entre a URSS, os Estados Unidos e a Grã – Bretanha, por um lado, e o aliado Alemão Hungria, por outro. A hungria capitulou.

      23 de Janeiro-retirada forçada das tropas alemãs. Eliminação da «borda» das Ardenas na frente ocidental.

      Em 26 de Janeiro foi publicado o Decreto do Presidium do Soviete Supremo da URSS sobre a concessão de Leningrado com a ordem de Lenin.

      Em 27 de janeiro, as tropas soviéticas libertaram o campo de concentração de Auschwitz. Menos de 3 mil pessoas sobreviveram e, de acordo com várias fontes, de 1,5 a 4 milhões de pessoas morreram nele.

      Em 30 de Janeiro, o submarino soviético C-13, sob o comando de A. I. Marinesko, afundou o navio fascista Wilhelm Gustlov, a bordo do qual havia mais de 8 mil nazistas.

      Em Janeiro 31, o destacamento avançado do exército de choque 5 forçou o Oder e capturou a cidade de Kinitz. O aparecimento das tropas soviéticas aqui, a 70 quilômetros de Berlim, foi uma completa surpresa para os alemães. Mas o avanço adicional das tropas em direção a Berlim foi impedido pela ameaça de seu cerco pelos alemães. Enquanto isso, os aliados ocidentais estão negociando separadamente com os nazistas em Berna, na Suíça, tentando encontrar um compromisso com eles.

      Trabalhadores abandonam a placa instalada pelos ocupantes fascistas na fábrica de Kramatorsk em Donbass

      Fevereiro de 1945

      Finalmente cercado por um grupo de nazistas na área de Königsberg. 4—11 fevereiro foi realizada a conferência de Yalta (Crimeia) dos chefes de governo de três potências aliadas: I. V. Stalin (URSS), F. D. Roosevelt (EUA) e W. Churchill (Inglaterra). Foram definidos planos militares conjuntos, bem como a estrutura pós-guerra da Europa. A URSS concordou em entrar na guerra contra o Japão 2—3 meses após o fim da guerra na Europa.

      As tropas da 1ª Frente Ucraniana durante a operação da Baixa Silésia avançaram mais de 100 km e capturaram uma das áreas militares-industriais mais importantes – a Baixa Silésia e chegaram à linha ao longo do Rio Neisse para completar o ataque na direção de Berlim. Batalhas ferozes na área de Breslau (Wroclaw). A operação da Pomerânia Oriental começou, durante a qual eles capturaram a Pomerânia Oriental e a costa do Báltico de Danzig (Gdansk) até a Baía da