Андрей Тихомиров

Paradoxos históricos. Coleção de artigos científicos


Скачать книгу

do Sul da Polônia. Em 19 de fevereiro, na fronteira com o luxemburgo, os aliados romperam a «muralha Ocidental» Alemã e os americanos desembarcaram na ilha japonesa de Iwo Jima.

      26—27 fevereiro, o vice-comandante do exército rebelde ucraniano Bandera (UPA) Mayevsky e outros líderes de Bandera se reuniram com o representante soviético para negociar as condições para o fim da luta armada.

      Março de 1945

      Em 4 de março, a Finlândia declarou guerra à Alemanha. Depois de um mês de cerco e ferozes batalhas de rua com os japoneses, os americanos capturaram Manila (Filipinas).

      Março 5 no exército alemão começa a recrutar recrutas 1929 do ano de nascimento, isto é, 16 anos de idade.

      Em março 6, a operação defensiva de Balaton do exército Vermelho começou, as tropas da 3ª Frente Ucraniana, repelindo a contra-ofensiva das tropas alemãs, começaram a se defender na área do Lago Balaton, na Hungria. durada até 15 de março.

      Em 9 de março, 84 mil civis de Tóquio foram mortos durante o bombardeio americano.

      Março 16 começou a operação ofensiva de Viena das Tropas da 3ª Frente Ucraniana, a operação durou até abril 15.

      Em 25 de março, as forças aliadas cruzaram o Reno. As tropas da 2ª Frente Ucraniana lançaram a operação ofensiva de Bratislava-Brnov na Tchecoslováquia, que durou até Maio 5. Combates ferozes continuam nos Estados Bálticos, a 3ª Frente Bielorrussa realizou três operações militares contra as tropas inimigas na Prússia Oriental.

      Em 30 de março, as tropas soviéticas capturaram Danzig (hoje Gdansk, na Polônia).

      Abril de 1945

      Em abril 1, a conclusão da liquidação pelas tropas do 1 da Frente Ucraniana após um longo cerco da guarnição cercada dos nazistas e a ocupação da cidade-fortaleza de Glogau no Rio Oder.

      Em abril 4, Os aliados cercaram a divisão alemã 21 no caldeirão do Ruhr. As tropas soviéticas tomaram Bratislava, capital da Eslováquia. Conclusão pelas tropas das frentes Ucranianas 2 e 3 da libertação dos invasores alemães de todo o território da Hungria.

      Em 5 de abril, a URSS denunciou o Pacto de não agressão com o Japão.

      Em 6 de abril, as tropas soviéticas chegaram aos arredores de Viena.

      Em 9 de abril, a operação de quatro dias para capturar Königsberg terminou, a guarnição capitulou.

      11 de abril-morte de Roosevelt. Como presidente dos Estados Unidos, foi substituído por Truman.

      Em 13 de abril, as tropas soviéticas tomaram Viena, capital da Áustria.

      Em Abril 16, a operação de Berlim começou com as tropas das frentes bielorrussa 1 e 2 e ucraniana 1.

      Em 18 de abril, o primeiro-ministro britânico Churchill enviou tropas para Lübeck sob o comando de Montgomery, a fim de impedir a ocupação da Dinamarca pelas tropas soviéticas. As tropas soviéticas romperam todas as três faixas defensivas nas proximidades de Berlim.

      Em 25 de abril, a Assembléia Constituinte da ONU em São Francisco, com a participação de representantes de 46 estados. Adoção da Carta das Nações Unidas. As tropas do 1 da Frente Ucraniana cruzaram o Elba e se encontraram com tropas americanas na área da cidade de Torgau. As tropas soviéticas completaram o cerco de Berlim.

      Em 28 de abril, os guerrilheiros italianos executaram Mussolini.

      29 de abril-capitulação das tropas alemãs na Itália.

      30 de abril-suicídio de Hitler O Grande Almirante Doenitz substituiu Hitler como chefe do estado alemão. Ocupação pelas tropas soviéticas do edifício do Reichstag em Berlim, no qual a bandeira da vitória é içada!

      Maio de 1945

      Em 1 de maio, foi emitida A Ordem nº 20 do Comandante Supremo I. V. Stalin em conexão com a celebração do dia 1 de Maio. As tropas soviéticas tomaram a cidade de Brandemburgo.

      Maio 2 terminou com a captura pelas tropas das frentes bielorrussa e Ucraniana 1 da cidade de Berlim.

      Em 3 de maio começou a revolta antifascista em Praga.

      Em 4 de maio, as tropas alemãs cessaram completamente as hostilidades contra as tropas anglo-americanas e continuaram sua resistência desesperada ao avanço das tropas soviéticas.

      Em Maio 5, as tropas da Frente Bielorrussa 2-th da Base Naval dos alemães-a cidade portuária de Swinemünde.

      6 Maio ocupação pelas tropas da Frente Ucraniana 1 da cidade fortificada de Breslau.

      Maio 7 a saída das Tropas da Frente Bielorrussa 1 Para O Rio Elba.

      Em 8 de maio, representantes do alto comando alemão em Karlhorst (subúrbio de Berlim) assinaram um ato sobre a rendição incondicional das forças armadas alemãs. Comemoração do Dia da vitória na Europa. Decreto do Presidium do Soviete Supremo da URSS sobre a declaração de 9 de maio como Festa Da Vitória. Ocupação pelas tropas da Frente Ucraniana 1 da cidade de Dresden. Cessação da resistência pelo agrupamento Curlândia de tropas alemãs, cercado na costa entre as cidades de Tucums e Libava. Libertação da cidade de Olomouc.

      EM 9 DE MAIO, O POVO SOVIÉTICO, SOB A DIREÇÃO DO PARTIDO COMUNISTA, TERMINOU VITORIOSAMENTE A GRANDE GUERRA PATRIÓTICA, DERROTANDO A ALEMANHA DE HITLER E SEUS SATÉLITES!

      A rendição incondicional da Alemanha em 8 de maio de 1945 às 23h. 01 min. no horário da Europa Central, todas as hostilidades cessaram. No horário de Moscou, isso corresponde a 1 hora. 01 min. 9 de maio. Nos países ocidentais, a celebração acontece no dia 8 de maio. Os historiadores burgueses modernos minimizam e menosprezam a contribuição da URSS para a vitória, afirmando que a principal força que derrotou a Alemanha nazista foram as tropas americanas e Britânicas. Discurso de J. V. Stalin ao povo pelo rádio em conexão com a vitória sobre a Alemanha nazista. Ordem Do Comandante Supremo I. V. Stalin em conexão com o final vitorioso da Grande Guerra Patriótica. Cessação da resistência do grupo de tropas alemãs na área da Foz do Rio Vístula e no Kos de Putziger-Nerung (nordeste de Gdynia). Libertação pelas tropas da Frente Ucraniana 1 da capital da Tchecoslováquia-a cidade de Praga. Decreto do Presidium do Soviete Supremo da URSS sobre o estabelecimento de uma medalha «Pela vitória sobre a Alemanha na Grande Guerra Patriótica de 1941—1945».

      «As campanhas do Exército Vermelho desempenharam um papel decisivo na derrota da Alemanha».

      Dwight Eisenhower, comandante-em-chefe das Forças Expedicionárias aliadas na Europa.

      É a alegria da vitória e o triunfo dos vencedores, cuja grande façanha permanecerá para sempre na memória dos descendentes.

      «A Rússia realizou uma grande façanha Militar… A Rússia, em uma luta dura quase um contra um com os exércitos hitleristas que avançavam, assumiu toda a força do golpe alemão e resistiu. Nós, os britânicos, nunca esqueceremos a façanha da Rússia». Bernard Montgomery, marechal de campo Britânico.

      A Alemanha fascista reconheceu-se derrotada e aceitou a rendição incondicional. Em 8 de maio, os representantes do comando fascista Alemão assinaram em Berlim o ato de rendição, o último ato da grande tragédia que se abateu sobre os povos da Europa e, se não fosse pela firmeza e heroísmo do Exército Vermelho, poderia ser uma catástrofe para os povos de toda a terra. Do alto comando soviético a capitulação foi recebida pelo Marechal da União Soviética G. K. Zhukov.

      Nenhuma festa foi tão celebrada como esta, porque foi a vitória de 1945. E, provavelmente, em nenhum feriado as pessoas choraram tanto, porque não eram apenas lágrimas de alegria, mas também lágrimas por aqueles que não viveram para ver esse grande dia. Foi realmente «uma festa com lágrimas nos olhos, uma alegria com cabelos grisalhos nas têmporas». E também é uma celebração da paz na terra, uma paz que o povo soviético conquistou à custa