PERSONAGENS PRINCIPAIS
A Equipe da Strategic Resources Development (SRD)
As ValquÃrias
Morgan Theresa Turner, que parentes e amigos chamam de Tess, pilota de aviões militares, e vice-presidente da empresa de serviços militares SRD.
Carmen Cabrera, pilota de helicóptero, grande amiga de Tess, e diretora na SRD.
Claudine Bisson, francesa, pilota de avião de caça, e a chefe da SRD em Paris.
Galina Kutuzova, pilota russa e especialista em bancos de dados.
Yasmin Badawi, arqueóloga sÃria, ex-prisioneira do Estado Islâmico, e posteriormente integrante da SRD.
Ifeyinwa Idigbe Ukume, conhecida como Alice, uma detetive nigeriana.
Os homens
Jake Vickers, marido de Tess. Ex-agente da CIA e presidente da SRD.
General Morgan Turner, reformado. Pai de Tess e agora CEO da NTC, uma empresa fabricante de sistemas de armamento.
Nicola Orsini, marido de Carmen, piloto italiano, perito em sistemas de armamento europeus e também poliglota de sucesso.
Alexander Ivanovich Tukhachevsky, conhecido como Alex Tuck para simplificar, amante de Galina e especialista em armamentos russos.
George Kimmel, profissional da inteligência militar.
Ken Ross, atirador de elite e diretor na SRD.
Joe Slezak, gerente de informática.
John Powers, especialista em armas.
Outros personagens
Vaughn Wentworth, famoso maestro da música clássica e agente do MI5 britânico.
Laurent Belcour, ex-chefe da IDO â International Development Organization (Organização Internacional de Desenvolvimento).
Paul Saunders, diretor adjunto da CIA.
Eva Bar-Lev, agente do Mossad israelense.
Vladimir Putin, presidente da Rússia.
Kim Jung-un, lÃder da Coreia do Norte.
Major-General Kevin Brooks, CENTCOM (Comando Central dos Estados Unidos).
Coronel Howard Anders, CENTCOM.
Brigadeiro-General Somi Okafor, comandante nigeriano.
Park Tan-Gyong, famoso violoncelista norte-coreano.
PREFÃCIO
Nossa história continua com Tess, Jake e sua equipe batalhando para impedir que terroristas utilizem armas nucleares. Também procuram lidar com outros grandes desafios enfrentados pelo mundo atual: o esforço dos lÃderes russos para reconquistar a influência do seu paÃs após a queda da União Soviética; a intransigência e o perigo da Coreia do Norte; a disfunção e a corrupção no continente africano; as terrÃveis guerras no Oriente Médio; a abominação do Estado Islâmico, ou EI; e a tragédia de 16 milhões de refugiados clamando por asilo na Europa.
Este livro é uma obra de ficção, embora mencione o nome de pessoas reais que frequentam o noticiário atual. Procurei manter a ação coerente com os fatos reais. Boa parte desta história é baseada em acontecimentos contemporâneos noticiados pela mÃdia internacional. Contudo qualquer semelhança dos personagens com pessoas reais será mera coincidência.
As opiniões e os comentários polÃticos expressados nesta obra são exclusivamente do autor.
1. MANTENDO A FORMA
A
ara estava preenchendo seu requerimento de matrÃcula para a Escola de Música Juilliard. Sentada ao lado da adolescente, Tess - sua mãe adotiva â ajudava-a na verificação dos requisitos.
- Vamos ver... O histórico escolar está aqui. Equipamento audiovisual... confere. Deverá tocar todas as músicas de cor, nenhum problema. Deverá passar por um exame escrito de habilidades básicas como instrumentista, e uma avaliação pessoal da habilidade musical, tudo bem. O candidato deverá tocar um prelúdio e fuga do Cravo bem temperado de Bach, ou uma obra que contenha uma fuga; nisso aqui você vai se sair bem. Deram uma lista de sonatas, para você escolher uma. Fique com Beethoven. Querem que toque uma composição importante de Chopin, Schumann, blá-blá-blá. Escolha Chopin. Nisso vai ter de trabalhar um pouco, porque querem dois estudos com desempenho virtuoso. Vamos ver quais você prefere tocar. Pedem mais algumas músicas, porém nenhuma delas será um desafio para você. Com um pouco de prática, você está pronta para isso. O Jake já providenciou uma câmera e uma equipe de som para gravar o vÃdeo.
Aara pareceu um pouco receosa.
- Talvez eu ainda não esteja pronta para isso, mamãe.
- Bobagem! â Tess tranquilizou-a, remexendo a papelada. - Você está terminando a escola com nota máxima, e já toca piano há cinco anos. Sua professora garantiu que você vai arrasar.
- Mas eu ainda não tenho certeza de que sou boa o bastante.
Tess pegou a mão da menina entre as suas.
- Querida, você tem um talento enorme. Ninguém toca Chopin melhor do que você. As pessoas chegam a chorar de emoção.
- Talvez eu devesse entrar para as ValquÃrias. O que elas fazem é legal.
- Aara, as ValquÃrias tocam música como hobby. Nosso trabalho diário é pilotar aviões e lidar com equipamento militar. O que fazemos não é fácil. à preciso um bocado de treinamento, e à s vezes corremos perigo. Acredite, não vai gostar disso. De qualquer modo, ainda é muito novinha.
- Mas parece divertido. à melhor do que passar os próximos anos tocando piano.
- Aara, garanto que boa parte do que nós fazemos não é nada divertido. Você tem mais talento do que eu. Pode ter uma carreira magnÃfica como pianista.
- Eu tenho medo, Tess.
- à claro que tem medo, querida. Juilliard é uma das melhores escolas de música do mundo, mas pouca gente tem talento suficiente para entrar lá, sem falar em ter sucesso depois. De qualquer modo, vamos ajudar você.
- Se você diz isso... â resmungou Aara, com um tom de ceticismo.
- Hoje é a minha vez de comandar a sessão de exercÃcios do pessoal na academia. Quer vir junto?
- Legal!
- Ãtimo! Vista suas roupas de ginástica e vamos embora.
â¦â¦â¦
Morgan Theresa Turner, que os amigos chamavam de Tess, era filha de um militar. Ela se tornara pilota de helicóptero militar, chegando à patente de major. Seu marido, Jake Vickers, também era piloto e ex-agente da CIA. Juntos, eram donos de uma empresa de serviços militares chamada