DO BITCOIN PARA INICIANTES
Capítulo 1. O que é Bitcoin?
Se você escolheu este livro, é provável que tenha ouvido falar sobre Bitcoin.
● Talvez você tenha ouvido falar sobre isso nos círculos financeiros, já que o valor da Bitcoin aumentou rapidamente.
● Talvez você tenha ouvido falar disso em um contexto tecnológico, já que a Bitcoin é construída em cima de uma nova tecnologia chamada Blockchain.
● Ou, como muitos, você deve ter ouvido falar sobre a Bitcoin na imprensa popular, devido à quantidade de novos usuários, celebridades famosas e empresários de sucesso que começaram a usar Bitcoin no ano passado.
Nos últimos anos, a Bitcoin passou de algo conhecido apenas por alguns nerds de tecnologia a uma moeda revolucionária que mudou, rapidamente, a forma como pensamos sobre o conceito de dinheiro.
Aqui está a sinopse (muito) básica: Bitcoin é uma moeda digital. De muitas maneiras, funciona como dólares, euros ou ienes, permitindo-nos a transferência de valor. No entanto, a força da Bitcoin é a sua rede. A tecnologia Blockchain permite que o Bitcoin seja descentralizado, o que significa que qualquer pessoa pode acessar e negociar no livro contábil público do Bitcoin. Usando o Bitcoin, você pode enviar fundos para qualquer pessoa no mundo, sem a necessidade de grandes instituições como bancos, conversores de moeda e processadores de pagamento.
Tudo acontece na rede pública da Bitcoin.
Além dos pagamentos pessoa a pessoa, os pagamentos Bitcoin são, agora, aceitos em vários tipos de empresas . Alguns anos atrás, apenas, encontrar lugares que permitissem pagar em Bitcoin era um desafio. Para ser sincero, nos primeiros dias da Bitcoin, poderíamos ter preenchido apenas esta página com todos os lugares que aceitavam Bitcoin. Agora, a aceitação da Bitcoin explodiu.
Outro uso da Bitcoin surgiu nos últimos anos: investimento. À medida que mais pessoas começaram a usar Bitcoin, seu preço aumentou dramaticamente. Como veremos mais adiante neste livro, muitas pessoas estão comprando Bitcoin como um ativo, esperando que se valorize com o tempo.
Claro, a Bitcoin ainda tem seus problemas e desafios para o seu futuro. Vamos dar uma olhada em alguns desses desafios nas próximas páginas.
Neste livro, abordaremos tudo o que você precisa saber para começar a usar Bitcoin, então, vamos começar por de onde ele veio.
Pronto para mergulhar? Vamos lá!
O Início
Pense em alguns anos atrás. Em 2008, a crise financeira estava em pleno andamento, e pessoas de todo o mundo estavam sentindo os efeitos do desastre econômico dos Estados Unidos. Isto foi um daqueles momentos da história em que os problemas das moedas nacionais mostraram sua relevância. A crise financeira americana desvalorizou o dólar, e os problemas econômicos nos Estados afetaram o mundo inteiro.
Às vezes, a ocorrência de um colapso econômico completo parecia provável. Onde estavam todas aquelas pessoas que deveriam garantir que nada disso jamais acontecesse? Eles estragaram tudo, bastante. E Isso sendo moderado, para dizer o mínimo.
As pessoas “conhecedoras” mais importantes decidiram que tinham uma resposta, que somente um banco centralizado poderia oferecer. Para combater o rápido colapso dos mercados financeiros, governos de todo o mundo decidiram o que é chamado de "alívio quantitativo", durante o qual imprimiam e injetavam mais dinheiro em suas economias, de modo que seus cidadãos tivessem os fundos necessários para evitar outra Grande Depressão.
Estes tipos de mudanças rápidas leva a "guerras cambiais", e, logo, os governos estavam competindo para ser o único com os preços mais baixos, que os manteria competitivos. Quando, então, os bancos enfrentaram problemas, devido ao baixo valor da moeda e às taxas de juros reduzidas, os governos foram forçados a resgatá-los com dinheiro dos contribuintes. Como você pode imaginar, isto apenas desvalorizou ainda mais a oferta de moeda existente.
Embora esta seja uma visão muito simplificada de um momento complexo da história econômica, a lição permanece. Os bancos centrais, que manipulam a oferta monetária, desvalorizaram moedas em todo o mundo.
No final, com as taxas de juros baixas e os resgates dos contribuintes, os próprios bancos, inicialmente responsáveis pelo problema financeiro, foram os que mais se beneficiaram com a economia em colapso. Foi durante este período que um homem, conhecido como Satoshi Nakamoto, se inspirou.
Antes de explicar exatamente como a Bitcoin surgiu, vale a pena explorar quem é Satoshi Nakamoto. Sua história é a história da Bitcoin, e ele era misterioso.
A verdadeira identidade de Satoshi ainda permanece desconhecida, até hoje. Segundo suas próprias declarações em 2012, ele tinha 37 anos e morava em algum lugar do Japão. No entanto, muitas dúvidas sobre isso persistem. Ele escreve em inglês fluente, e o software Bitcoin não está documentado em japonês, levando muitos a pensar que ele não é de fato japonês, embora pudesse estar morando lá na época.
Com um pouco de trabalho de detetive, um codificador suíço determinou que Satoshi poderia morar na América do Norte, dada a hora do dia que ele postou nos fóruns de Bitcoin. O codificador fez isso analisando os horários de postagem mais comuns, e constatando que eles estavam alinhados com o horário médio de sono de alguém que vive no continente.
Será que algum dia saberemos quem é o criador da Bitcoin? Será ele, na verdade, uma equipe de pessoas? Podemos não descobrir nunca, mas uma coisa é certa: Esta pessoa controla aproximadamente um milhão de Bitcoin. Em junho de 2017, isso equivalia a quase US $ 3 bilhões! Com uma fortuna assim, eles podem comprar o direito à privacidade.
Portanto, este codificador anônimo analisou o estado do mundo financeiro e viu muitos problemas. As formas tradicionais de resolver esta crise haviam sido tentadas e, embora funcionassem, por enquanto, ele viu que pouco foi feito para evitar futuros desastres. O que poderia ser feito sobre isso? Qualquer tipo de solução centralizada conseguiria resolver problemas deste tipo de uma vez por todas?
Ele decidiu que era necessária uma força disruptiva. Algo que pudesse mudar potencialmente a maneira como pensamos sobre moeda. A resposta foi uma forma de moeda completamente descentralizada e aberta a todos. Nenhum banco central controlando, nenhuma cadeia de transferências com um único superintendente. Nenhum grupo de elite de pessoas tomando decisões que afetariam cada pessoa usando suas moedas.
Ƀ
Descentralização: a movimentação de departamentos de uma grande organização para longe, de um único centro administrativo para outros locais.
Essa descentralização foi a principal força motriz por trás do trabalho de Satoshi. Essencialmente, a descentralização significa que todos fazem parte da economia Bitcoin, e todos estamos contribuindo de alguma forma. NÓS somos a força motriz, e não um banco central que controla quanto vale nossa moeda e quanto dela temos disponível em nossa economia. Melhor ainda, ao mesmo tempo, nenhum de nós tem controle sobre isso.
Não há governo, banco ou intermediário que possa nos dizer como usar a Bitcoin, pois ela, literalmente, pertence a todos que a usam. Com isso dito, quanto mais pessoas a utilizam, melhor ela funciona e mais viável se torna. É assim que a tecnologia pessoa-a-pessoa funciona. É diretamente entre usuários.
No sentido mais