as transações de que foram feitas na história da Bitcoin. Como não existe um órgão de administração central ou banco de dados, o razão fica em uma rede composta por todos os computadores que executam o software Bitcoin. Todos trabalham juntos para construir a rede.
Tudo isso acontece em público, e qualquer pessoa pode ver o tráfego enquanto está acontecendo. Este nível de transparência é quase inédito em qualquer outro sistema financeiro. Essa transparência é o que torna as criptomoedas únicas.
De maneira mais geral, a Blockchain pode afetar qualquer parte de nossas vidas em que precisamos verificar a identidade, realizar uma transação ou garantir um contrato. O registro público na Blockchain pode ser mais rápido, mais barato e mais seguro do que muitas instituições em que confiamos hoje.
Como as Transações de Bitcoin Funcionam?
Bitcoins não existem fisicamente. Não há cofre de bitcoins em algum lugar. Quando você pensa sobre isso, não é tão diferente do nosso dinheiro moderno. O dinheiro que você vê ao fazer login na sua conta bancária não significa que existe uma caixa com seus fundos. Da mesma forma, não há nada que possa ser definido, como "esta é uma Bitcoin".
Em vez disso, quando você inicia uma transação, envia sua solicitação de transação para toda a rede. Os mineradores na rede adicionarão sua transação ao razão público, juntamente com outras solicitações de transação atualmente na rede. Esse livro é carimbado com a hora, vinculado ao último livro produzido e bloqueado com uma chave criptográfica. Um livro razão carimbado, vinculado e bloqueado é chamada de bloco.
Os blocos de transações contêm tudo o que precisam tanto para adicionar novas transações como também conectar o bloco a todas as anteriores. Há quatro itens incluídos em cada bloco: uma referência ao bloco anterior na cadeia, todas as transações sendo adicionadas, um carimbo de data e hora e a prova criptográfica que mostra como o bloco foi criado.
Esta combinação de carimbo, vinculação e bloqueio de blocos foi a inovação da Satoshi na criação da Bitcoin. Ela resolve os problemas de criação de um livro razão ao qual qualquer pessoa pode adicionar:
● O registro de data e hora mostra onde o bloco pertence na ordem, garantindo que os blocos não se misturem ou que vários blocos não sejam respeitados pela rede ao mesmo tempo.
● O link é uma referência ao bloco anterior, incorporado no conteúdo do bloco atual. Isto assegura o lugar do bloco em uma longa cadeia de blocos. A Blockchain!
● O bloqueio criptográfico no bloco é conhecido como hash. Os mineradores da rede usam seu poder computacional para calcular este hash. Para a Bitcoin, é um quebra-cabeça incrivelmente difícil que leva aos processadores mais rápidos do mundo, em média, 10 minutos para resolver.
Ao hospedar todas estas informações em um único bloco, o sistema Blockchain é capaz de se auto-regular, não requerendo vigilância para sua supervisão. Não há necessidade de alguém verificar manualmente as transações. Depois de se fazer o hash, é quase impossível alterar o conteúdo de um bloco.
Alterar o conteúdo de um bloco exigiria a edição do razão, a reconstrução do bloco e a resolução do quebra-cabeça criptográfico novamente. É melhor que você espere que seu computador seja mais rápido do que todos os outros computadores da rede, porque você precisará vencer a corrida para concluir o quebra-cabeça, se quiser que seu bloco seja implementado. Isto é altamente improvável, dado o enorme poder de computação na rede Bitcoin.
Os blocos são organizados em uma cadeia e, se você quiser alterar uma transação mais antiga, precisará editar este bloco e resolver o novo quebra-cabeça. Mas a resposta para o antigo quebra-cabeça original está embutida no próximo bloco da cadeia. Você também teria que atualizar o próximo bloco, desta vez com a nova resposta do quebra-cabeça! Toda vez que você edita um bloco, você teria que resolver novamente o quebra-cabeça de todos os blocos que vieram depois. Quanto mais quebra-cabeças de blocos você tiver que resolver, menor a probabilidade de implementar seu ataque com sucesso. As transações de Bitcoin com mais de uma hora de idade são estatisticamente quase impossíveis de mudar.
Depois que uma transação é adicionada à Blockchain, ela existe para sempre e é registrada em todos os computadores da rede. Dessa forma, a Blockchain é um dos bancos de dados mais seguros que se possa imaginar.
As transações bem-sucedidas devem ser confirmadas, para garantir que estejam corretas. Mineiros, que criam um novo bloco e o adicionam ao Blockchain a cada dez minutos, fazem isso. Os mineiros verificam transações, registram-nas no livro público e adicionam-nas ao próximo bloco. Uma vez resolvido o bloco, a transação é considerada verificada e as alterações são improváveis.
Conforme descrito acima, torna-se cada vez mais difícil alterar uma transação quanto mais o tempo o bloco estiver na cadeia. Por este motivo, algumas pessoas preferem esperar vários blocos antes de chamar a transação de "confirmada".
Ao usar Bitcoin em uma loja, alguns comerciantes podem não forçá-lo a esperar. No entanto, isto significa que eles estão se arriscando com você, no recebimento de seu pagamento. Isto é mais comum geralmente em transações de baixo valor, pois existe um menor risco de fraude.
Como em todos os sistemas transacionais, a Bitcoin tem taxas a cada transferência. Há uma distinção importante aqui, no entanto: As taxas não são obrigatórias e podem ser determinadas pela pessoa que envia os fundos.
Em troca por confirmações mais rápidas, os mineradores coletam e processam as taxas. Pague o suficiente, e o minerador moverá sua transação para o topo da pilha, para ser adicionada já ao próximo bloco. Depois de criarem com sucesso um novo bloco Bitcoin, eles cobrarão as taxas de todas as transações incluídas neste bloco específico.
As taxas são totalmente voluntárias e a pessoa que inicia a transação pode decidir se deseja ou não incluir uma taxa. Ao incluir uma taxa, no entanto, você pode garantir que os mineradores tenham um incentivo para processar sua transação. Se você optar por não incluir uma taxa, os mineiros processarão outras transações antes da sua. Você pode esperar horas (ou mesmo dias) antes de sua transação gratuita ser incluída em um bloco.
Algumas carteiras (onde você mantém e gerencia sua Bitcoin) decidem a taxa de transação por você. Falaremos mais sobre carteiras em breve.
A Blockchain & Transações
A Blockchain parece um pouco menos misteriosa agora? Este é apenas o começo desta incrível invenção. Eu escrevi um livro inteiro sobre a tecnologia Blockchain (https://geni.us/blockchain-es). Se você estiver interessado, este livro mergulha no âmago da questão.
Mais tarde, abordaremos mais a respeito dos mineradores sobre os quais você está lendo, mas, por enquanto, vamos passar para algumas informações úteis sobre como obter e gastar Bitcoins.
Capítulo 3. Introdução à Bitcoin
Com uma criptomoeda como a Bitcoin, o mais importante é obter boas informações e entender o sistema antes de entrar. A Bitcoin não tem uma autoridade central, portanto, as transações não podem ser revertidas. Se você cometer um erro com sua Bitcoin, será permanente. Dito isto, tenha cuidado, invista apenas um pouco de cada vez e faça suas pesquisas.
Este livro é uma boa introdução, mas é praticamente impossível cobrir tudo o que você encontrará no mundo da Bitcoin. O melhor conselho que posso dar é leia o máximo que puder.
A Bitcoin pode parecer assustadora ou complicada. O objetivo deste capítulo é familiarizar-se com conceitos básicos e regras básicas para começar com a Bitcoin. Lembre-se de que haverá explicações mais profundas sobre estas coisas no livro; portanto, não se prenda muito a nenhum destes aspectos.
Segurança Pessoal na Bitcoin
Antes de dar