n>
Ariola, Vinicius
Cuatro vientos / Vinicius Ariola. - 1a ed . - Ciudad Autónoma de Buenos Aires : Autores de Argentina, 2020.
Libro digital, EPUB
Archivo Digital: online
ISBN 978-987-87-0887-4
1. Relatos. 2. Narrativa Argentina. I. Título.
CDD A863
Editorial Autores de Argentina
www.autoresdeargentina.com
Mail: [email protected]
Queda hecho el depósito que establece la LEY 11.723
Impreso en Argentina – Printed in Argentina
A todos os guerreiros e guerreiras que estão em busca de um futuro melhor, para sua família. Agradeço a minha esposa e meus filhos por confiar em mim e me apoiar em, nesse maravilhoso projeto.
Hebreus 11:6
6 Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.
A palavra eólica tem sua origem na Grécia Antiga,
na mitologia grega.
Éolo, o Deus grego que controlava a força dos ventos, tanto a brisa leve quanto as piores tempestades.
O primeiro registro histórico da utilização da energia eólica para bombeamento de água e moagem de grãos através de cata–ventos é proveniente da Pérsia, por volta de 200 A.C. Esse tipo de moinho de eixo vertical veio a se espalhar pelo mundo islâmico sendo utilizado por vários séculos. Acredita–se, todavia, que antes da invenção dos cata–ventos na Pérsia, a China (por volta de 2000 A.C.) e o Império Babilônico (por volta 1700 A.C.). Já se utilizavam de cata–ventos rústicos para irrigação.
Energia renovável
É aquela que vem de recursos naturais que são naturalmente reabastecidos, como sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica. É importante notar que nem todo recurso natural é renovável, por exemplo, o urânio, carvão e petróleo são retirados da natureza, porém existem em quantidade limitada. Em 2008, cerca de 19% do consumo mundial de energia veio de fontes renováveis, com 13% provenientes da tradicional biomassa, que é usada principalmente para aquecimento, e 3,2% a partir da hidroeletricidade. Novas energias renováveis (pequenas hidrelétricas, biomassa, eólica, solar, geotérmica, biocombustíveis e evaporação de corpos hídricos) representaram outros 2,7% e este percentual está crescendo muito rapidamente. [1] A proporção das energias renováveis na geração de eletricidade é de cerca de 18%, com 15% da eletricidade global vindo de hidrelétricas e 3% de novas energias renováveis.
Prefácios
Cuatro Vientos fala de como um jovem pobre de uma cidade do Sul do Brasil fez para conhecer 14 (países) diferentes culturas e ter uma maravilhosa experiência direta com Energia Eólica e as dificuldades, que é viver dia a dia nessa profissão.
E como falamos no Brasil viver no trecho não é nada fácil renunciamos a muitas (coisas) tempo com nossa família, trabalhos árduos faça frio o faça sol, dias comemorativos, nascimento de um filho, aniversário, tudo isso faz com que um profissional que trabalhe fora de sua casa para trazer o sustento para sua família.
Esta minha forma homenagear estes guerreiros que estão em busca de um futuro melhor.
Dedicado à minha família porque sem ela eu não seria nada, e um muito obrigado a todos meus amigos.
Deus ele é Fiel.
A empresa
A ansiedade que me encontro aqui prestes a começar a reunião, e estar sentado nessa sala com estes diretores de grandes empresas multinacionais em poucos minutos passa um filme na minha cabeça e pensar que para muitos eu era um caso perdido, e não chegaria a nenhum lugar e seria só mais um, mais a diferença que faz sete anos, Deus mudou totalmente a minha vida tive que fazer uma escolha e fiz a correta, hoje vejo que tudo que passei desde criança valeu a pena estar aqui no Brasil nessa sala de reunião com pessoas de cinco países, nossa eu nem posso acreditar.
Mais minha hora chegou, vamos começar, aí vem minha esposa ela é hoje diretora de nossa empresa e ver ela vestida assim tão elegante quem diria nascemos em família pobre e estamos aqui preste de assinar um contrato milionário.
Comecei logo agradecendo a todos que vieram e pôr a confiança depositada em nossa empresa.
Finalizamos a reunião e sabíamos que agora a responsabilidade era ainda maior e a cobrança seria muito grande, e precisávamos de uma equipe e já tinha pensado em meus amigos, bons irmãos da vida para ocupar diferentes cargos e assim poder dar esta oportunidade de crescimento a eles.
Na mesma hora a editora me ligou para certo os detalhes desse meu segundo livro, de fato tenho que agradecer a muitas pessoas de uma cidade da Argentina chamada Achiras e também Resistência–Chaco, Brasil tenho que agradecer a Cafarnaum por me dar tantas alegrias, e não esquecendo sou filho Porto Alegre mais Tramandaí amo de mais apesar de tudo, as raízes que tenho são muito fortes.
Agora tínhamos uma meta de montar dois Parques Eólicos e teria que conseguir uma equipe solida.
Então as redes sociais nesse momento me ajudaram muito e foi assim que começamos a forma nossa equipe de trabalho. Mais para poder entender tudo isso preciso explicar como foi minha vida antes minha infância e como começou minha vida na Eólica.
Aerogerador
Falando de uma forma básica encontramos a torre, o rotor, o gerador e as pás. Principais componentes que constituem um Aero gerador de eixo horizontal.
Pás: captam o vento, convertendo sua potência ao centro do rotor. São construídas em processo praticamente artesanal a partir de materiais como o plástico e a fibra de vidro. O desenho das pás emprega as mesmas soluções técnicas usadas pela Aeronáutica nos cálculos de engenharia das asas dos aviões.
Rotor: elemento de fixação das pás que transmite o movimento de rotação para o eixo de movimento lento. Um de seus principais componentes é o sistema hidráulico que permite o movimento das pás em distintas posições para otimizar a força do vento ou parar a turbina por completo. Torre: elemento que sustenta o rotor e a Nacelle na altura apropriada ao seu funcionamento. Embora as maiorias das torres sejam de aço, como foram originalmente construídas, hoje já existem outros modelos com diferentes tipos de material, como torres de concreto.
Nacelle: compartimento instalado no alto da torre composto por caixa multiplicadora, chassis, sistema de yaw, sistema de controle eletrônico e sistema hidráulico. É o componente com maior peso do sistema. Dependendo do fabricante do Aero gerador, podem ultrapassar as 80 toneladas.
Gear box: (caixa multiplicadora): tem a função de transformar as rotações que as pás transmitem ao eixo de baixa velocidade (20 a 30 RPM), de modo que entregue ao eixo de alta velocidade as rotações que o gerador precisa para funcionar (1,500 RPM). Gerador: converte a energia mecânica do eixo em energia elétrica. Anemômetro: mede a intensidade, a velocidade e a direção do vento. Esses dados são lidos pelo sistema de controle, que garante o posicionamento mais adequado para a turbina.
Cata–vento: mede a direção do vendo, é responsável por transmitir ao sistema de controlo a posição instantânea o vento, permitindo ao Aero gerador