O que resta é simplesmente Consciência.
«Se alguém nos fizesse reparar no papel branco no qual estas palavras estão escritas, de repente teríamos Consciência do mesmo. De facto, sempre tivemos conscientes do papel, mas não dávamos por isso devido ao facto de a nossa atenção estar focada nas palavras. A Consciência é como esse papel branco.»
Rupert Spira, em Being Aware of Being Aware
A Consciência, tal como o papel branco, está sempre presente como pano de fundo das nossas vidas. Normalmente, só prestamos atenção à mente e aos seus pensamentos e ao corpo e às suas sensações, porque estes exigem muita atenção. Mas não poderíamos ter a perceção da mente e dos seus pensamentos nem do corpo e das suas sensações se a Consciência não fosse consciente dos mesmos, tal como não veríamos as palavras se não estivessem impressas sobre o papel que lhes serve de fundo.
«Centre a sua atenção nesse fundo, nem que seja só um bocadinho, e descobrirá um mundo inteiramente novo.»
Hale Dwoskin
«A Consciência é o elemento mais evidente da experiência, porém, é o mais ignorado.»
Rupert Spira, em Being Aware of Being Aware
«A subtileza que ignoramos é que conhecemos tudo diretamente através da Consciência, mas é um dado adquirido que tudo nos chega através da mente. Por exemplo, o normal é dizer "Eu penso", mas, se prestarmos atenção, percebemos que o que acontece é que temos Consciência de estar a pensar. De modo que o pensamento não é o que você é; há alguma coisa que é consciente desse pensar.»
David Bingham, em Conscious TV
A Consciência é aquela que vê através dos seus olhos! A Consciência é aquela que ouve com os seus ouvidos! Sem Consciência, não seria consciente de nada do que vê, ouve, saboreia, cheira ou em que toca, nem poderia apreender a informação que lhe chega através dos sentidos. Os seus sentidos não são conscientes; é a Consciência que é consciente dos seus sentidos.
«O aparelho com o qual vemos é, por si só, inerte, incapaz de ver. Um telescópio não serve de nada se não houver um astrónomo por trás. Não vê nada por si próprio. De forma idêntica, o aparelho da mente não vê nada por si só.»
Francis Lucille, em The Perfume of Silence
«Você é a Consciência de que é consciente de tudo.»
David Bingham
«Esta consciência individual — a sensação de ser uma pessoa, um indivíduo autónomo, uma mente ou uma alma confinadas aos limites de um corpo — é mera fantasia, uma forma ilusória e distorcida da consciência mais pura do "Sou", mas é, ainda assim, a origem de qualquer desejo e qualquer desconsolo.»
Michael James, em Happiness and the Art of Being
«O "eu" que imaginamos ser é só mais uma ideia.»
Kalyani Lawry
«A nossa verdadeira natureza, o ser real e infinito que somos, é simplesmente o que somos sem a mente.»
Lester Levenson, em Happiness Is Free, volumes 1-5
A nossa mente distorce a realidade que vemos ao cobri-la de camadas e camadas de ideias e crenças, sobrepostas umas às outras. Cada camada mental distorce um pouco mais o mundo e impede-nos de o vermos como ele realmente é.
«A mente nunca descobrirá quem você é porque é o embrulho daquilo que você é. Só livrando-se da mente descobrirá quem é.»
Lester Levenson, em Happiness Is Free, volumes 1-5
Tentar ver a verdade com a mente é como tentar ver alguma coisa de olhos vendados. Tem de tirar a venda para ver, tal como tem de se livrar da mente para ver o que é realmente.
«Tentar compreender a consciência com a mente é como tentar iluminar o sol com uma vela.»
Mooji, em White Fire, segunda edição
Sem sequer darmos por isso, estamos constantemente centrados no barulho que os pensamentos que surgem da nossa mente fazem. A Consciência está sempre presente, mas é muito mais fácil percebê-la quando a algaraviada do pensamento amaina. Quando o pensamento cessa, a Consciência, que desde o princípio está sossegada nas profundezas, é-nos revelada.
O Embrulho da Mente
«Estamos tão acostumados a conhecer-nos através das nossas angústias, dos nossos dramas e obsessões, que é difícil de aceitar como nossa verdadeira identidade a Consciência desperta, que representa a nossa verdadeira natureza e a nossa bondade primigénia.»
Loch Kelly, em Shift into Freedom
«Consciência desperta» é como Loch Kelly chama à Consciência, e é só um dos muitos nomes que os mestres do passado e do presente usaram para descrever aquilo que somos: Consciência, Consciência Desperta, Perceção, Perceção Cósmica, Ser, Natureza de Buda, Consciência Cristã, Consciência Divina, Espírito, Eu, Ser Infinito, Inteligência Infinita, Ser Ilimitado, Verdadeira Natureza, Verdadeiro Eu, Presença de Deus, Presença, Consciência Presente, Perceção Pura, Consciência Pura, e muitos outros. Todos estes termos pretendem descrever exatamente o mesmo: a Consciência que você é.
«Somos tão espertos e a nossa vida é tão complexa que custa acreditar que a solução para o nosso sofrimento passe simplesmente por descobrir a Consciência desperta. Custa igualmente crer que a descoberta mais importante já esteja aqui, entre nós; que não seja necessário uma odisseia para encontrá-la, conquistá-la e desenvolvê-la.»
Loch Kelly, em Shift into Freedom
«O mais engraçado é que seja tudo tão simples.»
Peter Lawry
Parece uma piada porque o que somos realmente, o que está mais perto de nós do que a própria respiração, há milhares de anos que escapa ao entendimento da maioria dos seres humanos.
Ignorámos a descoberta mais simples e maravilhosa de todas porque as nossas ideias têm um efeito hipnótico que nos mantém encerrados nas nossas cabeças, alheios à Consciência. Normalmente, só prestamos atenção aos pensamentos oriundos da nossa mente e ao que percecionamos através dos nossos sentidos e, estando a nossa atenção assim distraída, não vemos o que está sempre presente: a Consciência.
«Nem o corpo nem a mente têm nada de mal. O problema é que os equiparamos à nossa consciência, à nossa presença testemunhal. Enquanto continuarmos a identificar essa presença testemunhal com o corpo e com a mente, não haverá espaço para que esta se revele em todo o seu esplendor.»
Francis Lucille, em The Perfume of Silence
«Despoje-se por um momento da sua personagem. É só uma roupagem puída e suja por anos de uso e desgaste.»
Pamela Wilson
«Acreditar que o nosso Ser — a nossa Consciência luminosa, aberta e vazia — partilha os limites e o destino da mente e do corpo é como acreditar que o ecrã partilha os limites e o destino da personagem de um filme.»
Rupert Spira, em The Ashes of Love
«As pessoas julgam-se seres humanos, mas são antes um Ser Infinito. É uma identidade ilusória, mas o que são realmente nunca os abandonou e está sempre presente.»
David Bingham
A sua mente só aparece quando tem um pensamento, e