exigiu que o risco fosse compartilhado ao procurar investidores para cobrir, ao menos, parte da empreitada. Jake emitiu uma Carta convite para financiamento e investimento. Os possíveis interessados responderam e num curto espaço de tempo, Jake, Tess, Carmen e Claudine fizeram uma reunião em Nova York para apresentar o plano deles. O evento durou um dia e a equipe discutiu os detalhes do projeto e o orçamento.
Além das projeções de proventos, Jake explicou que a DRE financiaria o aluguel de uma instalação adequada, incluindo o aluguel de computadores, salários de pilotos, instrutores e equipe de manutenção. Os investidores custeariam a aquisição de 20 caças usados por três milhões de dólares, mais a porcentagem dos custos de operação. Eles financiaram as aeronaves legalmente e as alugaram para a DRE, que seria a responsável pela manutenção e atualizações, além do aluguel de simuladores de voo da Rússia. Depois de negociações preliminares, um grupo de investimento chamado Dubai Strategic Investiments acordou em financiar 51% do Joint Venture a se chamar "Esquadrilha das Valquírias Ltda." Jake insistiu que a DRE registre o nome e a logo do esquadrão. O acordo daria aos investidores o controle financeiro da empresa, mas Jake percebeu que uma vez que as coisas estiverem em andamento, a DRE finalmente seria capaz de comprá-los. Dentro de alguns dias, as partes criaram uma linha de crédito e o financiamento foi depositado no banco, sendo sacado quando necessário.
Jake realizou a due diligence para verificar as credenciais dos investidores e, desde que o financiamento foi fechado sem alardes, achou que não tinha nada com o que se preocupar.
11
Recrutamento
Jake, Tess, Alex e Galina voaram para Moscou para procurar pessoas que conheçam MiG e que possam fazer a manutenções deles. Depois de se hospedarem no Metropol Hotel, eles agendaram algumas entrevistas com terceirizados russos que têm os conhecimentos necessários. Eles falaram com vários militares aposentados e estavam prontos para decidir quando Alex sugeriu que adiassem tudo até que conhecessem um candidato que seu tio recomendou. Na manhã seguinte, dirigiram-se até um edifício de escritórios ligeiramente degradado e trivial. Entraram em um elevador obsoleto até o terceiro andar e caminharam para dentro de uma suíte escritório caindo aos pedaços. Não havia ninguém para recebê-los e tiveram que esperar alguns minutos até que um homem de porte atlético e idade desconhecida entrou.
– Desculpem o atraso – disse o homem. – Sou o coronel Peter Brusilov. Venham até o meu escritório e sentem-se, por favor.
– Café, chá? Gostariam de comer algum petisco?
Eles optaram pelo café e um homem se apresentou como Boris Kovalenko o trouxe para eles.
– Boris faz mais do que servir café – Brusilov disse sorrindo. – Ele é nosso engenheiro-chefe. Sabe mais sobre MiG do que qualquer pessoa no planeta.
Ele, então, virou-se para Alex.
– Alexander Mikhailovich, eu conheci seu pai. Éramos grandes amigos. Continuo me encontrando com o seu tio de vez em quando.
– Meu pai falou muitas vezes de você com respeito, coronel Brusilov – Alex respondeu. – É por isso que pensei que pudesse estar interessado no nosso projeto. Deixe-me apresentar o coronel Jake Vickers, presidente da DRE, major Tess Turner, a vice presidente e minha colega, Galina Kutuzova.
– Lembro de você, Galina – disse Brusilov. – Você era uma ótima ginasta olímpica. É uma pena ter abandonado em busca de uma situação melhor, mas para ser honesto, não posso julgar.
Jake começou a reunião falando russo perfeitamente.
– Coronel Brusilov, acredito que Alex já tenha informado sobre alguns detalhes do nosso plano. Eu vou direto ao assunto. Você é muito estimado e parece ter as qualidades e a experiência que precisamos.
– Sim, Alex me disse que você precisa que instrutores táticos de MiG experientes, pilotos e uma equipe de manutenção. Estou surpreso que queira usar aviões MiG-21 para simulação de combate contra a Força Aérea americana. Esse é um plano bastante ambicioso.
– Eu entendo que você é a pessoa certa para ministrar o programa de treinamento para nossas pilotos. Também precisamos de uma equipe de manutenção de ponta. Os aviões que compramos são antigos, mas continuam em boas condições. Para atualizar esses aviões, vamos contratar técnicos de Israel que são especialistas em aviônica e radar.
– Fico feliz em saber que você está planejando as atualizações. Sei que os israelenses podem fazer um bom trabalho.
O conhecimento de russo de Tess estava nem de perto tão boa quanto a de Jake, então ela acomodou-se para ouvir. Brusilov percebeu isso e começou a falar em um inglês aceitável.
– Vou ser sincero, coronel Vickers. Cavar aviões antigos contra a nata da Força Aérea dos EUA é o que os americanos chamam de "audacioso". Eu poderia alertar vocês a não tomarem esse caminho, mas conheço a reputação da empresa. Tenho muita certeza que vocês estão empenhados nesse plano.
– Você pode nos ajudar, coronel Brusilov? – Tess perguntou.
– Posso. Vocês me apresentaram um desafio irresistível. Minha equipe consiste em sete pessoas muito experientes. Posso oferecer um pacote que inclui instrução e manutenção de caças abrangente. Também vou providenciar pilotos habilidosos para fazer combates como inimigos contra seu pessoal durante as últimas etapas do treinamento. Quando tivermos finalizado, vocês estarão prontos para a Força Aérea dos EUA.
– Em quanto tempo você vai preparar nosso pessoal para participar dos exercícios Red Flag?
– Seis semanas de treinamento intensivo. Você já sabe que vai precisar adquirir ou alugar unidades de simulação de voo e atualizar os aviões.
– Mais uma coisa – Jake acrescenta. – Nossos pilotos são mulheres. A unidade vai se chamar o Esquadrão das Valquírias.
Brusilov ficou surpreso.
– Muito interessante.
– Coronel, preciso saber se isso não será um problema para você e para o seu pessoal – disse Tess.
– Sem problema. Temos pilotos de caça mulheres na Rússia também.
– E todas elas são bem bonitas – Boris acrescentou com um sorriso lúbrico. Brusilov voltou-se para ele com um olhar malicioso.
– Bom, parece que estamos na mesma sintonia – Jake concluiu. – Coronel Brusilov, sua reputação fala por si, e estamos tranquilos em dizer que você é a pessoa certa com a melhor equipe para trabalhar conosco. Então, se estiver interessado, temos um acordo.
– Antes de assinarmos o contrato, vocês precisam saber que eu derrubei alguns caças americanos no Vietnam e que treinei os pilotos norte vietnamitas para fazer o mesmo. Lutei com os sírios na Guerra dos Seis Dias com Israel. Também treinei pilotos árabes durante a Guerra de Desgaste, na Guerra de Outubro e na Guerra Civil Libanesa. Na Ásia, pilotei MiG-21 indianos na Guerra de Caxemira de 1965 que fez muitas mortes em 1971 e no Conflito de Kargil entre a Índia e o Paquistão em 1999. Eu participei também do combate aéreo na Guerra Irã-Iraque. Vou fazer parte do seu projeto só se você me assegurar que minha experiência não será um problema.
Jake pensou por um momento.
– Bom, nós planejamos representar os russos e simular o abate aviões americanos, então você é a pessoa certa para o trabalho.
– Mais uma coisa – Brusilov disse. Eu exijo comando total para realizar o treinamento até quando achar necessário. Apesar de seus pilotos terem alguma experiência, vamos começar como se fossem aprendizes. Isso é necessário para uniformizar as habilidades dos pilotos e levá-las até um ponto em que respondam imediatamente aos comandos do meu centro de controle. Você disse que alguns da sua equipe tem experiência em combate aéreo, mas quero que elas esqueçam que sabem e aprendam do meu jeito.
– Coronel Brusilov, isso pode ser um problema – disse Tess. – Você vai lidar com mulheres que são talentosas, confiantes e tem experiência com combate.