Candido Rodrigues

Telessaúde e serviços sociais


Скачать книгу

é.

      Esses problemas ainda persistem, e as agências e sistemas de serviços de saúde mental não tomaram as medidas adequadas para resolvê-los.

      Assim, o autor decidiu escrever um livro para ajudar os profissionais de saúde a nível individual, para que possam compreender como podem estender os seus serviços através desta plataforma e ajudar mais pessoas durante esta pandemia e mesmo depois de as coisas retomarem a alguma normalidade.

      Neste livro, vamos levá-lo em uma jornada passo a passo sobre como um assistente social pode se tornar um provedor de telessaúde utilizando os meios que já estão disponíveis para eles. Contaremos tudo o que você precisa saber sobre os procedimentos, políticas, plataformas e melhores práticas desses serviços. Também discutiremos quais plataformas principais fornecem esse serviço e qual será a mais adequada para suas necessidades. Ao mesmo tempo, também discutiremos os problemas que podem surgir enquanto destacamos os erros que você precisa evitar. No geral, tentamos tornar este livro o mais abrangente possível, detalhando todas as informações de que você precisará para iniciar e continuar esta prática.

      Capítulo 1

      O que é telessaúde?

      O termo ‘telessaúde’ é definido como ‘a prestação de cuidados de saúde, educação em saúde e outras informações de saúde por meio de tecnologias remotas.’ Esses serviços incluem atendimento médico, educação do provedor e do paciente, serviços de informações de saúde e autocuidado.

      Tudo isso por meio digital, sem a necessidade de um encontro presencial com o médico ou prestador de serviço social.

      O que é telemedicina?

      A definição de ‘telemedicina’ é o ‘diagnóstico e tratamento remoto de pacientes por meio da tecnologia de telecomunicações’.

      Este serviço engloba a utilização de tecnologias e sistemas de telecomunicações para administrar cuidados de saúde a pacientes que se encontram em local geograficamente diferente do dos médicos.

      Por exemplo, um médico pode conduzir uma consulta de atendimento de urgência para um paciente em um país diferente por meio de uma videochamada. Ou um radiologista pode estudar e interpretar os resultados de imagem de um paciente em um hospital que atualmente não tem um radiologista em sua equipe. Esses serviços são geralmente fornecidos para condições sem risco de vida.

      Telessaúde versus telemedicina

      Embora ambos os termos sejam comumente usados de forma intercambiável, a telessaúde, na verdade, evoluiu para cobrir uma gama mais ampla de serviços e atividades de saúde digital.

      Onde a telemedicina se refere apenas à prática específica da medicina por meios remotos, a telessaúde é mais um termo geral que não apenas cobre todos os aspetos da telemedicina, mas também todos os componentes e atividades da saúde e todos os serviços de saúde que são realizados por meio da tecnologia de telecomunicações.

      Essas atividades de saúde incluem dispositivos vestíveis que registram e transmitem sinais vitais, educação em saúde, comunicação remota de provedor a provedor etc. Suas aplicações vão além de áreas clínicas remotas.

      Tecnologia de Telessaúde

      Houve alguns avanços enormes em várias formas de tecnologia relacionadas à tecnologia de telessaúde. Algumas das tecnologias que estão sendo implantadas incluem mHealth (saúde móvel), tecnologias de áudio e vídeo, fotografia digital, monitoramento remoto de pacientes (RPM), tecnologias de armazenamento e encaminhamento etc.

      • Saúde móvel:

      Atualmente, cerca de 96% da população possui celular, sendo 81% deles smartphones. Isso torna os telefones celulares uma das melhores formas de alavancagem para a promoção de melhores resultados de saúde e um maior acesso aos cuidados.

      O conceito mHealth basicamente significa usar smartphones, tablets ou laptops para fornecer aplicativos e programas de saúde que sejam facilmente acessados pelos pacientes. Esses aplicativos permitem que os pacientes rastreiem suas medições de saúde, definam medicamentos e lembretes de compromissos, compartilhem informações com médicos etc.

      Existem centenas de tais aplicativos que podem ser usados por pacientes para gerenciar condições como asma e diabetes, bem como para perder peso ou parar de fumar. Além disso, esses aplicativos móveis também permitem que os pacientes agendem consultas com seus provedores de saúde por meio de videoconferências e mensagens de texto.

      • Telessaúde por meio de videochamadas

      Outra grande inovação na indústria de serviços de telessaúde é o uso de videochamadas, videoconferências, videocassetes e câmeras de alta resolução.

      Muitos médicos estão conquistando distâncias e proporcionando acesso a pacientes que têm problemas para ir ao médico ou ao hospital, marcando consultas em chamadas de vídeo. Dessa forma, eles utilizam plataformas de comunicação de vídeo em tempo real.

      Este serviço tem sido usado para fornecer cuidados de saúde para presidiários, militares, pacientes que vivem em áreas rurais etc.

      • Monitoramento Remoto do Paciente (RPM)

      Este serviço inclui a notificação, coleta, transmissão e avaliação dos dados de saúde dos pacientes por meio de dispositivos eletrônicos, como wearables, dispositivos móveis, aplicativos para smartphones e computadores com conexão ativa à Internet.

      Esses dispositivos RMP também lembram os pacientes de se pesar e transmitir as medições a seus médicos. Outros dispositivos vestíveis e eletrônicos de monitoramento estão sendo usados para coletar e transferir dados de sinais vitais que incluem pressão arterial, estatísticas cardíacas, taxas respiratórias e níveis de oxigênio.

      Alguns dispositivos também estão sendo usados para rastrear os níveis de glicose no sangue que relatam níveis altos ou baixos para os pacientes, bem como para seus provedores de saúde.

      Isso pode permitir a deteção precoce de alguma forma de complicações em pacientes e identificar problemas que precisam de atenção médica que, de outra forma, poderiam passar meses sem serem detetados. Também proporciona uma melhor atenção antes de uma consulta pessoal com o médico.

      Obviamente, o conceito de serviços de telessaúde é muito mais profundo do que apenas esses princípios básicos, mas aprofundaremos mais à medida que avançarmos neste livro.

      Capítulo 2

      Por que é mais relevante hoje?

      Por mais inovação que a indústria de telessaúde tenha visto nos últimos anos, a necessidade nunca foi tão grande como atualmente. E o maior contribuinte para essa demanda é a pandemia COVID-19.

      • Confinamento

      O coronavírus causou uma grande interrupção no funcionamento das coisas em todo o mundo. As pessoas foram aconselhadas a ficar em casa e praticar o distanciamento social. Alguns países até começaram a cobrar multas de pessoas que saíssem de casa, exceto em caso de emergência. Não será exagero dizer que a pandemia literalmente mudou o mundo em poucos meses.

      Com todas essas mudanças ocorrendo ao nosso redor, as pessoas começaram a encontrar maneiras de fazer tudo em casa. A maioria das empresas descobriu maneiras de permitir que seus funcionários trabalhem em casa. Compras e entregas online tornaram-se ainda mais comuns. E tão rápido quanto tudo está acontecendo, a maioria das pessoas está se adaptando a esse novo estilo de vida, embora com um pouco de dificuldade.

      Nestes tempos, o serviço de telessaúde é uma ótima solução para muitos problemas. Muitas pessoas têm problemas de saúde que poderiam ser facilmente resolvidos com a orientação certa, sem realmente ter que visitar um hospital. E é aqui que esses serviços são úteis.

      Também é verdade que hoje em dia muita gente tem medo