Candido Rodrigues

Telessaúde e serviços sociais


Скачать книгу

que essas pessoas tenham acesso aos serviços de telessaúde: não só é benéfico para os pacientes, mas também é mais conveniente para os médicos e hospitais.

      Desde o início da pandemia, as pessoas com o vírus começaram a migrar para os hospitais. Como a maioria dos hospitais não estava pronta para lidar com algo dessa magnitude, está se tornando cada vez mais difícil para eles lidar com tantos pacientes. Os hospitais estão lotados, sem lugar para novos pacientes.

      Em tempos como estes, ser capaz de diagnosticar os pacientes sem que eles realmente compareçam ao hospital aumenta a conveniência e a segurança dos médicos e dos pacientes. Minimiza a interação face a face, o que promove diretamente o distanciamento social.

      Como está bastante claro que os serviços de telessaúde e telemedicina serão muito importantes nos próximos tempos, a tecnologia já está sendo atualizada o máximo possível.

      De fato, a Organização Mundial da Saúde mencionou que o serviço de telemedicina é um dos serviços importantes que serão usados para “fortalecer a política de Resposta dos Sistemas de Saúde ao COVID-19”. De acordo com esta nova política da OMS, a telemedicina pretende ser um dos principais modelos alternativos de serviços clínicos e de apoio na ação de otimização da prestação de serviços.

      Isso também é necessário para diminuir a desigualdade de serviços de saúde entre os países. Quando você olha as estatísticas, a diferença se torna ainda mais proeminente. O número de médicos na Austrália é de cerca de 5,2 para uma população de 1.000 pessoas, enquanto a Turquia tem cerca de 1,9 médicos para cada 1.000 pessoas. A somar a isso, nem sequer é possível dar conta do desequilíbrio na qualidade da oferta de saúde e no acesso aos serviços de saúde.

      A tecnologia necessária para os serviços de telessaúde pode funcionar muito bem na tentativa de combater essa diferença. Tudo que você precisa é de alguma tecnologia básica que lhe permita ter uma internet e a capacidade de ligar para alguém do outro lado da fronteira, e você pode basicamente lutar contra todas as pequenas doenças em casa.

      A estrutura da força de trabalho envolvida na saúde também está mudando rapidamente. Um em cada três médicos tem mais de 55 anos. Essa é uma grande maioria. A razão pela qual este é um problema maior hoje do que há alguns meses é que o vírus COVID é mais fatal para pessoas acima de 50 anos. E considerando que os profissionais de saúde estão basicamente na linha de frente quando lutam contra o coronavírus, um terço dos médicos corre um grande risco. É aqui que a telessaúde pode ser especialmente benéfica. Considerando que esses médicos provavelmente deveriam dedicar seu tempo ao mínimo contato humano possível, eles provavelmente podem ajudar as pessoas por meio de serviços de telessaúde e telemedicina.

      A telessaúde também pode ter um benefício direto ao tentar achatar a curva, que é a demanda mais priorizada em todo o mundo no momento.

      Na verdade, já houve um aumento na demanda por esses serviços nos últimos meses. A pandemia realmente desafiou as pessoas a encontrar soluções para muitos problemas que nem pareciam ser um problema no passado e, felizmente, uma boa parte da população mundial está se esforçando ao máximo para trabalhar por um amanhã melhor.

      Obviamente, também existem muitas dificuldades neste caminho e alguns obstáculos importantes têm de ser ultrapassados para tornar este serviço acessível a todos. Um dos principais problemas que precisam ser resolvidos é a falta de médicos e clínicos que possam prestar este serviço. Embora alguém que já seja treinado em serviços médicos não precise de nenhum treinamento especial para se tornar um trabalhador do serviço de telessaúde, ainda é necessário algum treinamento básico para entender como funciona. Eles também precisam aprender quais são as limitações deste serviço e como superá-las.

      Também deve haver uma linha definida sobre quais problemas não podem ser resolvidos por telecomunicação e quando o paciente precisa ser encaminhado para um centro médico.

      Uma vez que essas coisas são definidas e colocadas em prática, pode-se aprender como implementar esses serviços para o grande público.

      Também é importante estabelecer uma conexão segura entre o provedor de serviços de saúde e o paciente, para o bem da segurança de ambas as partes. Com o aumento dos ataques cibernéticos nos últimos tempos, isso pode ser uma das coisas mais necessárias para tornar isso mais comum.

      É seguro dizer que as pessoas já estão trabalhando para atingir todos esses objetivos, mas ainda há um longo caminho a percorrer.

      Capítulo 3

      Como preparar uma sessão com o paciente usando telessaúde

      Um dos principais motivos pelos quais os pacientes podem evitar os serviços de telessaúde é o fato de não terem consciência do que eles realmente são e, por extensão, não saberem como as coisas funcionam. Ao ajudá-los a se prepararem com antecedência para a consulta virtual, você poderá aliviar um pouco a tensão deles e incentivá-los a optar pelo serviço.

      Preparação de pacientes para telessaúde

      Existem algumas etapas e abordagens que você pode seguir para ajudar seus pacientes a se prepararem para a telessaúde.

      • Apresentando Pacientes ao Telessaúde

      É possível que a maioria dos pacientes queira aprender sobre a nova tecnologia e como ela funciona assim que souberem dela, e você pode aproveitar esta oportunidade perfeita para explicar todos os aspetos tecnológicos para que as coisas possam começar o mais rápido que possível. No entanto, uma abordagem melhor é começar explicando a definição básica para eles. Você pode usar uma definição ao longo das linhas a seguir para explicar o propósito básico do serviço.

      Por definição, o serviço de telessaúde é o diagnóstico e tratamento remoto de pacientes com o auxílio de tecnologia digital e de comunicação. Basicamente, significa utilizar meios de comunicação de áudio e vídeo pela Internet para realizar consultas médicas que antes exigiam a sua ida a um hospital ou a uma clínica médica. No entanto, a telessaúde pode se referir a uma gama mais ampla de assuntos, não se limitando apenas a exames médicos. Isso pode incluir serviços remotos não clínicos, como reuniões administrativas, treinamento de provedores, educação médica contínua, etc. O aspeto da telessaúde que lida estritamente com serviços clínicos é denominado ‘telemedicina’.

      Ao familiarizá-los com o conceito básico de telessaúde, você pode passar para seus aspetos mais detalhados.

      • Benefícios da telessaúde

      A única forma de os pacientes concordarem em optar por este serviço é se virem alguma vantagem nele. Portanto, a próxima coisa que você deseja fazer é explicar a eles em detalhes todos os benefícios que podem colher ao optar pelos serviços de telessaúde.

      Existem vários benefícios dos serviços de telessaúde sobre os quais você pode conversar com seus pacientes. Para começar, eles podem economizar muito dinheiro optando por um compromisso virtual. Se você olhar para os números, os serviços de telessaúde podem significativamente reduzir o custo de visitar um médico e outros custos que eles podem incorrer se forem para uma consulta física. Isso inclui transporte, taxa de hospital etc. Os serviços de telessaúde permitem que o prestador de cuidados de saúde possa ver o paciente onde quer que esteja. Portanto, isso economiza muito dinheiro para os pacientes.

      No entanto, o benefício mais importante do serviço de telessaúde é que ele torna mais fácil fornecer serviços a pessoas que, de outra forma, não seriam capazes de acessar esses serviços. Como todo o serviço é alimentado por tecnologia digital, qualquer pessoa com conexão à Internet e alguns aparelhos básicos pode consultar médicos especialistas, independentemente de sua localização geográfica.

      A verdade é que existe uma escassez de médicos que aumenta constantemente. Então, assistentes sociais fazendo uso desse serviço para chegar a lugares onde um médico não chega, pode ser muito benéfico. E uma vez que o mundo se tornou uma Aldeia Global devido